Croissant

Acho que nunca tive tanta paciência para esperar uma receita ficar pronta como tive com esta. Três longos dias de espera e, no fim, fui recompensada com um pãozinho maravilhoso. Juro! Juro, de pé junto e tudo! Este croissant é perfeito!
Peguei a receita do site weekendbakery.com e, como ele é bastante extenso e está escrito em inglês, eu fiz um resumo. O texto original é rico em detalhes e dicas, por esse motivo, eu recomendo a sua leitura para quem estiver disposto a fazer essa delícia.
Fiz uma pequena modificação na parte de cortar e assar a massa, mas acredito que não alterou o resultado, pelo menos do sabor eu tenho certeza.
Super recomendo e caso vocês façam, enviem alguns para eu degustar. :)

croissants


Ingredientes:
280g de manteiga sem sal para folhar
1 ovo para pincelar

Para a massa
500 g de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar)
140 g de água
140 g de leite integral (você pode usá-lo gelado)
55 g de açúcar
40 g de manteiga sem sal
11 g de fermento biológico seco instantâneo
12 g de sal

Primeiro dia:
Misture todos os ingredientes da massa e sove por 3 minutos até ativar o glúten moderadamente. Não sove a massa demasiadamente pois ela ficará mais difícil de trabalhar.
Modele a massa em forma de disco (não modele uma bola) e Coloque-o em um prato, cubra com filme plástico e deixe na geladeira durante a noite.

Segundo dia:
Corte a manteiga gelada (diretamente da geladeira) longitudinalmente em pedaços grossos, de 1,25 cm. Disponha-os em um pedaço de papel manteiga para formar um quadrado de aproximadamente 15 cm x 15 cm e cubra com outro pedaço de papel.
Com o auxílio de um rolo, abra a manteiga até formar um quadrado exato de 17 X 17 (fica bem mais fácil entender se olharmos as imagens daqui). Coloque a manteiga novamente na geladeira enquanto trabalha a massa.
Retire a massa da geladeira e, com o auxilio de um rolo, abra-a em um quadrado de 26 x 26. Tente obter um quadrado o mais exato possível e com uma espessura uniforme. Retire a manteiga da geladeira e coloque-a sobre o centro da massa. Comece dobrando um dos lados do quadrado até que a massa atinja o centro da manteiga. Faça isso com os três lados, de modo que se forme um envelope. Sobreponha as bordas para cobrir completamente a manteiga e, com a palma da mão, pressione levemente as bordas para selar a junção.
Abra a massa, com o auxílio de um rolo levemente enfarinhado, em uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, do centro para as bordas, até obter um retângulo de 20x60 cm.  Divida a massa (mentalmente!) em três partes iguais e dobre a terça parte inferior da massa para cima, e depois a outra terça parte para baixo, sobre a terça parte inferior. Gire a massa em 90º e repita o processo de abrir e dobrar.
Cubra a massa com plástico filme e leve para gelar por 30 minutos. Repita o processo de abrir e dobrar três vezes, girando a massa a 90° depois de cada dobra. Dê um intervalo de 30 minutos em cada etapa, deixando a massa resfriar na geladeira. Na última dobra, deixe a massa descansar até o dia seguinte na geladeira.

Terceiro dia:
Retire a massa da geladeira e, em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa até obter uma estreita e comprida faixa, de aproximadamente 18x108 cm. Apare as pontas para obter um retângulo bem reto. Corte em 6 quadrados e depois corte cada quadrado ao meio (sentido diagonal), formando 2 triângulos. Com o auxílio de um rolo, estique a massa levemente, enrole os triângulos e coloque-os em uma assadeira untada. * Cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente por 45 minutos.
8- Retire o plástico filme e pincele os croissants com a gema de ovo misturada com uma colher (sopa) de água. Asse em forno pré-aquecido a 180 ºC por 10 minutos ou até dourar.



*Ao esticar levemente a massa, já cortada, o croissant fica maior e conseqüentemente com mais com mais “voltinhas” 

4 comentários:

  1. Três dias...mas valeu a pena ,pois esta com um aspecto divino.
    Apetece mesmo dar uma dentada...
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São! Valeu, valeu e muito!
      Juro que te convidaria caso você morasse pertinho.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Unh..amo croissants,mas n tenho a sua paciencia...compro na padaria vizinha que é muito bom,bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, pois eu também tenho uma paixonite aguda por croissants. Estou aprendendo com a idade a ter paciência.
      Beijocas doces.

      Excluir