quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bolo de chocolate com banana da Bru

Existem pessoas na minha vida que me fazem extremamente feliz e uma delas é minha amiga Bruna, ou Bru como a chamo carinhosamente.
Nossa amizade já dura 5 anos e quando nos encontramos ela consegue colocar, com todo seu carisma, um sorriso enorme no meu rosto! Nosso último encontro durou horas e horas de conversas, risadas e tenho certeza de que teríamos “papo para mais de metro”!
Entre tantas coisas que a sua presença me deu, uma delas foi feita especialmente para nosso encontro no sábado: um bolinho delicioso de chocolate com banana. A massa é de nega maluca, receita da mãe dela, e a Bru acrescentou as bananas.
Então hoje ela divide com vocês a receita de um bolo aprovadíssimo por todos aqui de casa.


Bolo de chocolate com banana

Ingredientes

Para a massa:
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite (fervendo)
2 colheres (chá) de fermento

Cobertura:
170g de chocolate em barra meio amargo
1 caixinha de creme de leite

Pré-aqueça o forno a 180C.
Bater primeiramente os ovos e o açúcar (bater bem). Acrescentar o óleo e bater um pouco mais (até misturar bem). Adicionar a farinha de trigo e o achocolatado (mesmo esquema, até misturar bem). Misturar à massa obtida o leite fervendo e bater mais um pouco. O fermento deverá ser adicionado à massa somente quando esta estiver numa temperatura mais baixa.
Neste ponto, misturei as bananas picadas (por volta de 5 ou 6 bananas caturras maduras).
Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno para assar de 35 a 45 minutos, ou até que enfiando um palito no bolo, esse saia limpo.

Para a cobertura: derreta a barra de chocolate no microondas em potência média e acrescente o creme de leite. Misture bem e coloque sobre o bolo.


sexta-feira, 23 de abril de 2010


Sopa creme de abóbora

Uma vez escutei uma pessoa dizer que comer uma comida quente é como se sentir abraçada. Eu acho que essa frase tem um sentido bem maior (no meu caso, é claro!) quando estou saboreando uma sopa.
Gosto muito de sopas e depois que eu me casei raramente faço, pois nem as crianças e nem o meu marido gosta. Sopa me lembra a casa dos meus pais e deve ser por esse motivo que eu me sinto abraçada e o meu coração se enche de saudade.
Então, quando começa a esfriar, eu penso logo em uma sopinha bem quente. É ou não é uma delícia?


sopa creme de abóbora


Ingredientes:
½ abóbora japonesa média- 920g
1 dente de alho bem picadinho- 9g*
1 cebola picada ou ralada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol- 20g
1 litro de leite integral**
1 colher (chá) de sal- 2,5g
½ xícara (chá) de creme de leite fresco

Lave a abóbora, corte-a em gomos, descasque, tire as sementes e as fibras internas. Pique a polpa em cubos pequenos e reserve.
Aqueça em uma panela o azeite e refogue o alho e a cebola até começarem a dourar. Acrescente a abóbora e mexa rapidamente para em seguida adicionar o leite e o sal. Ao ferver, abaixe o fogo.
Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 25 minutos ou até a abóbora ficar bem macia. Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador ou processador.
Bata até obter um creme e volte para a panela.
Cozinhe, sem parar de mexer, por 5 minutos até encorpar. Acrescente o creme de leite e deixe ferver novamente.
Desligue o fogo e sirva quentinha.


Rende 8 porções.
Essa receita é do livro Azeite de Oliva Espanhol.
* Eu coloco o dente de alho inteiro e quando começa a dourar eu retiro do refogado.
** Já fiz essa sopa substituindo metade do leite por água.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Profiteroles de sorvete

Sou um tantinho chata em relação à profiteroles. Para mim ele tem que ser gostoso, não pode ser seco e nem borrachudo.
A gente sempre escuta que devemos parar de reclamar e fazer melhor, não é? Então eu convido vocês para fazerem profiteroles comigo! Acreditem, eu nunca tinha feito até hoje.
Agora uma coisa eu devo dizer: Amigas, haja muque!
Essa é mais uma receita do Pierre Hermé. Falando nisso, outro dia eu assisti um filme e achei lindo. Chama-se Julie e Julia. Vocês já assistiram? Se não assistiram, corram até a locadora mais próxima.
Essa coisa de blog é muito gostosa, no dia que estou preparando a receita para vocês eu penso se será fácil de fazer, se vocês encontrarão os ingredientes com facilidade, se irão gostar e um monte de outras coisas.
Se fosse possível iria fazer igual a Julie, uma receita nova todos os dias! Mas enquanto isso é só um sonho, aqui vai a minha singela colaboração para fazer pelo menos um minutinho do nosso dia mais doce.
Bom final de semana para nós!

Profiteroles de sorvete

Ingredientes:

Para as carolinas
130 ml de água
130 ml de leite
1 colher (café) rasa de açúcar
1 colher (café) rasa de sal
110g de manteiga
1 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo - 140g
5 ovos - usei 4 ovos

Para acompanhar
Sorvete de sua preferência

Para a calda
100ml de creme de leite
½ colher (sopa) de manteiga
170g chocolate ao leite (ou da sua preferência)

Despeje a água e o leite em uma panela; acrescente o açúcar e o sal. Misture até dissolver os ingredientes. Adicione a manteiga. Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo com a colher de pau. Quando o liquido ferver, adicione a farinha de trigo e misture energicamente até que a massa se torne lisa e homogênea. Continue a mexer por 2 ou 3 minutos, até que a massa se desprenda da panela e resseque um pouco.
Passe para uma tigela grande. Adicione os ovos, um a um, cuidando para que o primeiro esteja bem incorporado antes de acrescentar o outro.
Continue a trabalhar vigorosamente a massa, revolva-a vez por outra; ela estará pronta quando cair formando uma fita.
Pré-aqueça o forno a 190ºC .*
Forre uma assadeira com papel manteiga. Despeje a massa da carolina ainda quente em um saco de confeitar com bico liso número 9. Na assadeira, faça carolinas de 4 a 4,5 cm, deixando 5 cm de espaço entre elas.
Leve ao forno por 15-20 minutos. Diminua a temperatura o forno para 180 ºC e deixe assar por mais ou menos 15 minutos ou até ressecarem. Deixe esfriar dentro do forno.

Derreta o chocolate no microondas em potência média por 1 a 2 minutos (mexendo na metade do tempo),junte o creme de leite, a manteiga e misture .
Na hora de servir, abra cada carolina em diagonal. Recheie cada uma com uma bola de sorvete. Coloque 5 profiteroles em cada taça e regue com a calda de chocolate quente.



* a receita original diz:

Leve ao forno e deixe assar por 7 minutos. Com a porta do forno entreaberta, calçada com uma colher de pau, deixe assar por mais 13 minutos. Retire do forno e ponha as carolinas para esfriar em um prato.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Creme de Maracujá

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos...
Vinícius de Morais

Nada melhor do que completar mais uma primavera (como diz meu pai) ao lado de pessoas queridas, jogar conversa fora e se sentir feliz... Agradeço imensamente a todos vocês que me proporcionaram isso.
Nas festinhas de aniversario é sempre legal você ter entre as opções de docinhos, um copinho de musse ou creme. Eu escolhi um creme de maracujá que é super fácil de fazer, rápido e que todos adoram.


Creme de Maracujá


Ingredientes:

Para o creme
1 lata de leite condensado
½ medida da lata de suco de maracujá concentrado*
300ml de creme de leite fresco


Para a calda
1 maracujá
4 colheres de açúcar**
¼ xícara (chá) de água

Na batedeira bata o leite condensado por 5 minutos. Acrescente o suco de maracujá e bata por mais 3 minutos. Bata o creme de leite fresco até virar chantilly e acrescente o creme de maracujá, misturando delicadamente até ficar homogêneo.
Para fazer a calda misture a polpa do maracujá (com as sementes) com o açúcar e a água. Leve ao fogo brando, mexendo sempre por aproximadamente 5 minutos.
Coloque o creme de maracujá em tacinhas e por cima a calda. Leve para gelar por no mínimo 3 horas.
Rende 25 tacinhas com capacidade para 60 ml



*se preferir o creme mais forte, acrescente mais suco de maracujá. ** a quantidade de açúcar depende do sabor do maracujá, o meu não estava tão azedinho por esse motivo 4 colheres foram suficientes. Recomendo na hora de fazer a calda experimentar para saber se precisa ou não de mais açúcar.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Crumble de chocolate branco com manga e limão

Hoje é um dia bem especial para mim, então resolvi fazer uma receita que estava “namorando” há algum tempo.
A foto não conseguiu mostrar exatamente a delícia que ficou esse crumble, mas vocês podem conferir fazendo essa receita do Pierre Hermé. Fiz uma pequena modificação pois não tinha o açúcar demerara, então coloquei açúcar mascavo. Acho que se tivesse usado o açúcar certo as mangas teriam ficado bem mais claras. Mesmo assim, o sabor, o aroma e a textura são excepcionais.


Crumble de chocolate branco com manga e limão


Ingredientes:

Para a massa
50g de farinha de trigo
50g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar
50g de amêndoas moídas
Uma pitada de flor de sal

Para o recheio
4 mangas grandes bem maduras
2 limões orgânicos
40g de açúcar demerara
180g de chocolate branco em barra
150ml de creme de leite fresco
Uma pitada de cravo em pó

Com as pontas dos dedos, misture a farinha peneirada, a manteiga e o açúcar, as amêndoas e o sal até formar uma farofa grossa. Leve a geladeira e deixe gelar por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe a farofa. Leve ao forno e deixe assar por 12 minutos.
Para o recheio,descasque as mangas e corte a polpa em cubos grandes. Lave e seque os limões. Descasque um deles e pique bem a casca. Em seguida esprema o suco dos dois limões e reserve. Em uma frigideira antiaderente, sem óleo e em fogo alto, coloque os pedaços de manga e regue com o suco de limão. Acrescente o açúcar demerara e a metade da casca de limão. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo devagar. Despeje em uma forma refrataria.
Pique o chocolate com uma faca. Leve o creme de leite ao fogo, com o cravo e o restante da casca de limão, e espere levantar fervura. Desligue o fogo e despeje o creme sobre o chocolate, aos poucos, mexendo sem parar. Reparta o creme com chocolate sobre as mangas e espalhe por cima os farelos de crumble. Sirva morno.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bolo de fubá

Adoro (adoro com vários os, tipo: adorooooooooooo!) os doces mineiros, com suas compotas, doce de leite, doce daquilo e do outro, seus bolos, pamonhas, etc e etc... Devo ter um lado mineiro na minha personalidade e é justamente esse meu lado que estava me pedindo há tempos um bolinho de fubá. Procurei na internet uma receita e achei essa. Resolvi dar uma “incrementada” e acrescentei leite de coco e coco ralado. Sabe o que esse meu “lado mineiro” disse quando comeu a primeira fatia? Uai sô, esse trem ficou bão demais da conta!

bolo de fubá


Ingredientes:
3 ovos
¾ xícara (chá) de açúcar - 135g
½ xícara (chá) de margarina - 100g
1 xícara (chá) de farinha de trigo - 120g
1 xícara (chá) de Fubá - 173g
100 ml de leite integral
100 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
¼ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro para polvilhar - 60 g
4 colheres (sopa) de coco em flocos úmido e adoçado

Bata as claras em neve e reserve. Misture o leite com o leite de coco.
Ainda na batedeira, bata as gemas com o açúcar e a margarina até obter um creme fofo.
Acrescente a farinha e o fubá, alternando com os leites.
Bata até obter uma massa homogênea.
Desligue a batedeira e adicione o coco ralado. Misture bem e acrescente as claras em neve reservadas e o fermento, mexendo delicadamente.
Despeje em uma fôrma desmontável untada e enfarinhada.*
Leve ao forno médio pré-aquecido e asse por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um palito, este saia limpo. **
Retire do forno e deixe amornar.
Desenforme e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

**Usei uma forma normal, untada e enfarinhada.
**O meu bolo demorou 1 hora para assar

domingo, 4 de abril de 2010


Creme de chocolate com laranja e café

Essa sobremesa com gostinho de laranja e café, é perfeita para fazer com o chocolate dos ovos de Páscoa. É muito fácil e rápida, basta só derreter o chocolate e acrescentar os demais ingredientes.
Com essa receita eu aproveito e faço minhas as palavras de uma amiga mais que querida, a Nay, que me mandou um e-mail muito carinhoso e com o desejo de uma Feliz Páscoa para todos recheada com muito amor e doçuras
!

Creme de chocolate com laranja e café

Ingredientes:
180grs de chocolate ao leite
2 colheres (sopa) de café solúvel*
2 colheres (sopa) de licor de laranja
1 caixinha (200grs) de creme de leite

Derreta o chocolate no microondas em potência média. Acrescente o creme de leite, o café diluído no licor e misture bem até ficar homogêneo. Bata na batedeira por 3 minutos, coloque em uma taça grande ou faça porções individuais em pequenas taças e leve para gelar. Sirva decorado com raspas de chocolate.
Se quiser faça com creme de leite fresco batido (chantilly).


* Use café solúvel matinal ou então diminua a quantidade para não ficar tão forte.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pudinzinhos de chocolate

Tinha planejado fazer uma semana de Páscoa na Especiarias, com algumas receitas que vocês pudessem fazer de sobremesa para esta data, mas... correria total!
Para não me sentir frustrada, porque quando eu planejo alguma coisa e ela dá errado eu me sinto mal, eu quero compartilhar com vocês essa receita tão fácil, mais tão fácil, que dá para fazer de olhos fechados!O resultado é um pudim tão fofinho, que até parece uma musse (esquisito escrever musse, né? Prefiro mousse mas no bom português é musse mesmo!) de chocolate. Também não é para menos, a receita é do chef Pierre Hermé, o meu ídolo na gastronomia, algo do tipo: quando crescer quero ser igual a ele!


Pudinzinhos de chocolate


Ingredientes:
½ litro de leite integral
150grs de chocolate amargo em barra 70% de cacau ou meio amargo*
4 gemas
1 ovo
80grs de açúcar (7 colheres de sopa)
Manteiga para untar os potinhos

Ferva o leite. Pique em pedacinhos pequenos o chocolate e coloque em uma vasilha. Despeje o leite fervente e mexa bem com uma colher de pau.
Misture as gemas, o ovo e o açúcar e bata por 3 minutos. Despeje o leite com chocolate e misture até ficar bem homogêneo.
Pré-aqueça o forno em 100ºC.


Unte os potinhos individuais. Distribua o creme com chocolate e coloque-os em uma assadeira em banho-maria com água morna, que deve ficar a meia altura deles. Leve ao forno e deixe cozinhar por 1hora e 10 minutos. Retire da assadeira e espere esfriar para levar a geladeira. Sirva gelado e acompanhado de creme de leite. Rende 6 porções.


* usando o chocolate de 70% de cacau o pudim fica bem forte, talvez você prefira fazer com um de 60% de cacau. Nos supermercados você encontra facilmente barrinhas de 100grs de chocolate 60% de cacau.