Pudinzinhos de chocolate

Tinha planejado fazer uma semana de Páscoa na Especiarias, com algumas receitas que vocês pudessem fazer de sobremesa para esta data, mas... correria total!
Para não me sentir frustrada, porque quando eu planejo alguma coisa e ela dá errado eu me sinto mal, eu quero compartilhar com vocês essa receita tão fácil, mais tão fácil, que dá para fazer de olhos fechados!O resultado é um pudim tão fofinho, que até parece uma musse (esquisito escrever musse, né? Prefiro mousse mas no bom português é musse mesmo!) de chocolate. Também não é para menos, a receita é do chef Pierre Hermé, o meu ídolo na gastronomia, algo do tipo: quando crescer quero ser igual a ele!


Pudinzinhos de chocolate


Ingredientes:
½ litro de leite integral
150grs de chocolate amargo em barra 70% de cacau ou meio amargo*
4 gemas
1 ovo
80grs de açúcar (7 colheres de sopa)
Manteiga para untar os potinhos

Ferva o leite. Pique em pedacinhos pequenos o chocolate e coloque em uma vasilha. Despeje o leite fervente e mexa bem com uma colher de pau.
Misture as gemas, o ovo e o açúcar e bata por 3 minutos. Despeje o leite com chocolate e misture até ficar bem homogêneo.
Pré-aqueça o forno em 100ºC.


Unte os potinhos individuais. Distribua o creme com chocolate e coloque-os em uma assadeira em banho-maria com água morna, que deve ficar a meia altura deles. Leve ao forno e deixe cozinhar por 1hora e 10 minutos. Retire da assadeira e espere esfriar para levar a geladeira. Sirva gelado e acompanhado de creme de leite. Rende 6 porções.


* usando o chocolate de 70% de cacau o pudim fica bem forte, talvez você prefira fazer com um de 60% de cacau. Nos supermercados você encontra facilmente barrinhas de 100grs de chocolate 60% de cacau.

2 comentários:

  1. Fê muito fácil e deve ser muito bom, vou tentar esta...depois te digo se conseguiram comer...vc está acostumando mal meus sobrinhos com estas deliciosas receitas, qdo eles vierem vão ter que comer bolo de caixinha....

    ResponderExcluir
  2. Rs, só pode ser a dinda mesmo! A gente vai comer com o maior prazer o seu bolo de caixinha, he he. Esse pudinzinho é muito bom, só é um pouquinho forte por causa do chocolate. O maridão adorou! Beijos.

    ResponderExcluir