Crumble de chocolate branco com manga e limão

Hoje é um dia bem especial para mim, então resolvi fazer uma receita que estava “namorando” há algum tempo.
A foto não conseguiu mostrar exatamente a delícia que ficou esse crumble, mas vocês podem conferir fazendo essa receita do Pierre Hermé. Fiz uma pequena modificação pois não tinha o açúcar demerara, então coloquei açúcar mascavo. Acho que se tivesse usado o açúcar certo as mangas teriam ficado bem mais claras. Mesmo assim, o sabor, o aroma e a textura são excepcionais.


Crumble de chocolate branco com manga e limão


Ingredientes:

Para a massa
50g de farinha de trigo
50g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar
50g de amêndoas moídas
Uma pitada de flor de sal

Para o recheio
4 mangas grandes bem maduras
2 limões orgânicos
40g de açúcar demerara
180g de chocolate branco em barra
150ml de creme de leite fresco
Uma pitada de cravo em pó

Com as pontas dos dedos, misture a farinha peneirada, a manteiga e o açúcar, as amêndoas e o sal até formar uma farofa grossa. Leve a geladeira e deixe gelar por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe a farofa. Leve ao forno e deixe assar por 12 minutos.
Para o recheio,descasque as mangas e corte a polpa em cubos grandes. Lave e seque os limões. Descasque um deles e pique bem a casca. Em seguida esprema o suco dos dois limões e reserve. Em uma frigideira antiaderente, sem óleo e em fogo alto, coloque os pedaços de manga e regue com o suco de limão. Acrescente o açúcar demerara e a metade da casca de limão. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo devagar. Despeje em uma forma refrataria.
Pique o chocolate com uma faca. Leve o creme de leite ao fogo, com o cravo e o restante da casca de limão, e espere levantar fervura. Desligue o fogo e despeje o creme sobre o chocolate, aos poucos, mexendo sem parar. Reparta o creme com chocolate sobre as mangas e espalhe por cima os farelos de crumble. Sirva morno.

2 comentários:

  1. Que receita diferente :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira! Você tem razão; é bem diferente! Mas as criações do Pierre Hermé são sempre deliciosas (pelo menos as receitas que eu experimentei :D).
      Beijinho.

      Excluir