Tortinha de maçã e pera

Acho que tomei gosto por sobremesas quentes acompanhadas de sorvete. Tem coisa mais gostosa?
As tortinhas de frutas são fáceis de fazer e eu acho tão charmosa para servir de sobremesa. Quem não gosta de uma tortinha quente de maçã e pera, com uma pitadinha de canela e uma bola de sorvete de creme derretendo no prato? Ai ai...
A massa dessa tortinha é massa frola e a receita é do livro A Grande Cozinha, da Abril Coleções. O recheio eu fiz por conta mesmo.

tortinha de maçã e pera


Ingredientes:

Para a massa
2 xícaras (chá) + 1 colher (sopa) de farinha de trigo – 250g
125g de manteiga amolecida
¼ xícara (chá) + 1 colher (chá) de açúcar – 50g
1 ovo
1gr de vanilina
Uma pitada de sal
1 gema batida com ½ colher (chá) de água para pincelar
Açúcar e canela para polvilhar
Sorvete de creme para acompanhar

Coloque numa bacia larga a manteiga amolecida, o açúcar, o sal e a vanilina e trabalhe os ingredientes amassando com a palma das mãos por alguns instantes. Acrescente o ovo e misture. Junte a farinha, anteriormente peneirada, e misture até obter uma massa homogênea. Se estiver grudando demais nas mãos ou na vasilha, salpique com um pouco de farinha de trigo e sove delicadamente com a palma da mão (nunca com as pontas dos dedos). Enrole a massa em filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de utilizar.
Abra a massa em 12 discos, 6 deles ligeiramente maiores que os outros, e forre 6 forminhas individuais de tortinhas (10 cm de diâmetro) com os maiores. Distribua o recheio e tampe com o restante da massa. Aperte bem as bordas, pincele com a gema e leve ao forno (aquecido a 180ºC) para assar por mais ou menos 30 minutos ou até dourarem um pouquinho.
Polvilhe açúcar e canela e sirva-as acompanhadas de sorvete de creme.

Para o recheio
2 maçãs médias picadas
2 peras pequenas picadas
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
Canela em pó a gosto (usei 2 colheres de chá)
1 ½ colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de amido de milho dissolvidas em 1 colher (sopa) de água

Numa panelinha derreta a manteiga e acrescente as frutas. Deixe cozinhar por 4 minutos.Adicione o açúcar mascavo, o refinado e a canela, mexa até dissolvê-los completamente. Acrescente o amido de milho e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe esfriar antes de rechear as tortinhas.


Hoje, dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida eu gostaria de agradecer por todas as bênçãos recebidas e desejar que elas se estendam a todas as pessoas. Muito Obrigada Nossa Senhora por todas as manhãs em que abro os olhos e posso estar na companhia das pessoas que eu mais amo.

2 comentários:

  1. Fiz essa massa porém usei forma grande e o recheio de leite condensado + creme de leite + limão e chantily... mas a massa ficou muito dura... o tamanho da forma pode influenciar?

    ResponderExcluir
  2. Ai Jesus, como poderei te ajudar? Bom, esta é a massa que eu sempre faço e nunquinha ficou dura.
    Geralmente quando uma receita não dá certo eu até comento ou nem publico, mas de fato eu aprovei a receita desse livro.
    Vamos tentar adivinhar o que aconteceu :)
    Será que foi o tempo do forno? Geralmente a massa fica muito dura quando deixamos muito tempo assando. Acredito que você notaria, pois ela ficaria bem corada.
    Será que você usou farinha demais? Isso pode acontecer quando a gente sente que a massa está grudando muito e aí acrescentamos mais farinha. A massa fica mais fácil de trabalhar, porém quando assada, ela se torna dura.
    Esta massa é para ser bem amanteigada, por esse motivo, depois de trabalhar a mesma, devemos deixá-la descansando na geladeira por pelo menos 1 hora antes de abri-la.
    Eu já fiz uma torta de limão grande, usando esta mesma receita como base e não notei diferença.
    Ai que triste não conseguir descobrir qual foi o motivo de ter ficado dura, mas acredite em mim: Ela é ótima! Tem outra receita de massa aqui no blog que ficou deliciosa: http://www.especiariasdoces.blogspot.com.br/2010/06/tortinha-de-morango-engracados-como-as.html
    Um abraço!

    ResponderExcluir