Brioche

Quando ganhei a máquina de fazer pães eu fazia praticamente todos os dias a receita do pão caseiro da Britânia. Um belo dia enjoamos e ela ficou meio esquecida, até que eu ganhei do meu marido O livro dos pães, de Sara Lewis.
Acho esse livro bem interessante porque tem várias receitas de pães para fazer manualmente ou na máquina. Eu prefiro a segunda opção porque é muito mais prática.
Essa receita de brioches é bem gostosa, a massa é macia e tem um sabor bem suave de manteiga. Quando for fazer não se esqueça da dica da autora: não fique tentado em colocar mais farinha, continue sovando. Quase não acreditei nela quando eu estava tentando loucamente fazer desaparecer aquela manteiga toda mas resolvi dar um voto de confiança. Só tive problema na hora de fazer as bolinhas dos brioches. Fazer eu até fiz, o problema é que na hora de assar elas desapareceram e os brioches não ficaram tão bonitinhos. Vi uma dica no Youtube e assim que fizer mais brioches eu farei as bolinhas daquela maneira.


brioche


Ingredientes:
2 ¼ xícaras (chá) de farinha – 250g
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento seco instantâneo
¼ xícara + 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente – 75g
3 ovos batidos
1 gema de ovo para pincelar

Para fazer manualmente
1- Coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento em uma tigela grande. Derreta 2 colheres (sopa) da manteiga e coloque em uma tigela com os ovos batidos, mexendo. Misture até formar uma massa macia.

2- Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fica macia e elástica. Coloque a massa novamente na tigela, cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescer por mais ou menos 1 hora e meia, ou até que a massa fique com o dobro do tamanho.

3- Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada e sove bem. Pincele 10 forminhas de brioche com 8 cm com um pouco de manteiga, depois corte o restante da manteiga em pedaços pequenos e junte-os à massa, sovando. No começo, a massa parecerá muito gordurosa, mas não fique tentado a polvilhar mais farinha na superfície - quanto mais sovada, mais lisa a massa fica.

4- Corte 10 pedacinhos da massa (mais ou menos do tamanho de sua unha) e reserve, para a parte superior. Corte o restante da massa em 10 partes maiores. Enrole cada um dos pedaços formando bolinhas lisas, e transfira para as forminhas.

5- Faça bolinhas com os pedacinhos de massa, coloque-as sobre as maiores e pressione o cabo de uma colher de chá através das bolinhas até a bola de baixo. Coloque as forminhas em uma assadeira, cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescerem por 30 minutos, ou até que cresçam até as bordas das forminhas.

6- Retire o plástico filme e pincele com a gema de ovo misturada com 1 colher (sopa) de água. Asse em forno preaquecido a 200ºC por 10 minutos, até que fiquem dourados. Solte as laterais dos brioches e transfira-os para uma grade de metal, para esfriar.

Para fazer na máquina:
Coloque dentro da fôrma 2 colheres (sopa) de manteiga e os ovos batidos. Com uma colher, coloque a farinha por cima, depois o açúcar e o sal. Faça um pequeno furo no centro da farinha e coloque o fermento dentro dele.
Selecione o programa de massa e continue a partir do passo 3.

Hoje, dia 28 de outubro, é dia de São Judas Tadeu, meu santo de devoção

Nenhum comentário:

Postar um comentário