Brownie de Cappuccino

Sou apaixonada por café, tanto pelo sabor como pelo aroma delicioso. Nasci em Ribeirão Preto, uma cidade tão hospitaleira que quando entramos na Rod. Presidente Castelo Branco somos recebidos com um delicioso aroma de café por causa da fabrica da Utam. Tem café até no hino da cidade: ... Ribeirão Preto, terra do café, Orgulho de São Paulo e do Brasil!
Ah, sem esquecer dos biscoitinhos da fábrica ao lado. Pode uma coisa tão gostosa? A gente acaba até esquecendo o calor que faz na cidade.
Faz alguns anos que moro aqui em Floripa, então não sei se ainda é exatamente assim, mas podem ter a certeza de que na minha memória e no meu coração a cidade é exatamente como contei a vocês. Acho que as pessoas devem se orgulhar do lugar que nasceram porque é lá que estão as suas raízes e eu me orgulho e amo essa cidade.
Para matar a saudade eu fiz esse brownie de cappuccino que ficou delicioso e acabou em um piscar de olhos.

brownie de Cappuccino


Ingredientes:

150 g de chocolate meio amargo picado
6 colheres (sopa) de manteiga gelada, cortada em pedacinhos - 75g
1 colher (sopa) de café solúvel, dissolvida em ½ colher (sopa) de água fervente
¾ xícara de açúcar - 135g
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos grandes
¾ xícara de farinha de trigo – 90g
1 pitada de sal
½ xícara de nozes picadas – 60g*

Para o creme: 120g de cream cheese em tablete
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
¾ xícara de açúcar de confeiteiro – 105g
½ colher (chá) de essência de baunilha
½ colher (chá) de canela em pó 

Para o glacê: 100g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de manteiga
¼ de xícara de creme de leite
2 ½ colheres (chá) de café solúvel, dissolvida em ½ colher (sopa) de água fervente** 

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira ou um refratário quadrado de 21 cm de lado, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. 
Prepare a massa: numa panela, derreta o chocolate e a manteiga junto com o café dissolvido, em fogo baixo, mexendo até ficar liso. Retire do fogo. 
Deixe a mistura amornar. Junte o açúcar e a baunilha, e misture bem. Adicione os ovos, um a um, batendo com batedor de mão até formar uma massa lisa. Junte a farinha e o sal e mexa. Acrescente as nozes e misture rapidamente. 
Espalhe a massa na fôrma e leve para assar por 22 a 25 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia úmido. Deixe esfriar na fôrma. 
Faça o creme: numa tigela, bate o cream cheese e a manteiga até obter uma mistura leve e fofa. Adicione o açúcar de confeiteiro, a baunilha e a canela, e bata até misturar bem. Espalhe sobre o brownie. Leve para gelar por 1 hora ou até o creme estar firme.
Prepare o glacê: numa panela, em banho maria, coloque o chocolate, a manteiga, o creme de leite e o café dissolvido, mexendo sempre até derreter e a mistura tornar-se lisa. Retire do banho maria e deixe esfriar em temperatura ambiente. Espalhe sobre o creme, cubra e leve para gelar por, no mínimo, 3 horas. 
Corte em quadrados. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.


* Não usei as nozes
** Preferi fazer o glacê sem o café
Receita da revista Claudia Cozinha (número 429), junho de 1997.

2 comentários:

  1. Dona Fer Mattos!!! Babei por este brownie!!! O que é essa cobertura com queijo? Deve ficar uma delícia!! O próximo doce que eu fizer com certeza vai ser este. O meu mineirinho vai agradecer heuheuheu bjoss!! Saudades! =*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, esse brownie ficou muito bom, espero que o Luís goste também.
      Beijos grandes e muita saudade de você.

      Excluir