Docinhos de casamento e um agradecimento especial

Dias atrás recebi um recadinho da tia Marcia pedindo receitinhas de doces para fazer no casamento da sobrinha.
A tia Marcia não é irmã da minha mãe e nem do meu pai, mas mesmo assim é tia, sabe?
Ela é amiga da minha mãe e eu cresci chamando ela assim e hoje com 14 anos (em cada perna!) eu ainda não consigo chamá-la de Marcia. Ela é e sempre será a tia Marcia!
Bom, depois dessa apresentação toda, eu vou contar que decidi que em vez de só passar algumas receitinhas eu faria um especial de casamento aqui no blog. Sabe aquelas idéias que você tem em 5 minutos e depois para pra pensar e fica com medo? Pois é, não sei se a idéia vai dar certo mas eu vou tentar. Não tenho a pretensão de fazer aqueles doces maravilhosos que vejo em alguns casamentos, até porque imagino o trabalho e as mãos de fadas que essas doceiras têm. Vou fazer apenas docinhos gostosinhos e fáceis.
Aproveito esse post para contar que outro dia tive uma surpresa muito linda. A Fê é uma noivinha que eu conheci virtualmente no ano passado e nesse ano, antes do feriado, eu pude ter o prazer de recebê-la pessoalmente na Especiarias.
Ela além de linda, é super humorada. Sabe aquela pessoa que você quer passar horas e horas conversando? É a Fê!
A Fê tem um site chamado Projeto Vestido de Noiva e lá ela divide, com riqueza de detalhes, como está sendo a preparação para o seu grande dia e ajuda muitas noivinhas a encontrar inspirações para realizar o seu casamento.
A surpresa que ela me preparou é essa. E eu não poderia deixar de agradecê-la do fundo do meu coração. Fê, obrigada, obrigada e mil vezes obrigada.
Já passei o link para a tia Marcia mostrar para a sobrinha e se vocês estão planejando o casamento não deixem de conhecer o site da Fê.

Brigadeiro de colher com morango e chantilly de chocolate


Ingredientes:
1 lata de Leite Moça
1 caixinha de creme de leite
1 gema
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 ou 2 caixinha (s) de morangos – depende de como você irá fazer a decoração
1 caixinha de chantilly de chocolate industrial ou ganache de chocolate*

Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o leite condensado, a manteiga/margarina e a gema. Cozinhe mexendo sempre até que o doce adquira a consistência de um brigadeiro mole – cerca de 8 minutos.
Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar e adicione os morangos (lavados, sem os cabinhos e cortados em pedacinhos). Misture delicadamente.
Prepare o chantilly de chocolate conforme a instrução do fabricante.
Divida o brigadeiro entre os copinhos e, com o auxílio de um saco de confeiteiro, faça a decoração, utilizando o chantilly de chocolate. 
Se optar por servir o brigadeiro com ganache, proceda da seguinte maneira: Pique o chocolate em pedaços pequenos. Aqueça o creme de leite e acrescente o chocolate, misturando-o até ficar homogêneo. Deixe esfriar e depois distribua entre os copinhos.
Finalize com um morango inteiro ou cortado em quatro partes.

Rende 18 tacinhas com capacidade de 30 ml cada uma.

A utilização do chantilly industrial é recomendada porque tem uma estabilidade maior do que o chantilly obtido através do creme de leite fresco, sendo que este último deve ser sempre mantido sob refrigeração.

 Mousse gianduia com physális



Ingredientes:
150g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor (3g)
Meia xícara (chá) de avelã torrada e triturada
15 physális lavadas

Derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite e misture bem, dissolva a gelatina em cinco colheres (sopa) de água e leve ao fogo em banho-maria, até derreter.
Junte o creme de chocolate e bata tudo no liquidificador por cerca de 5 minutos, ou até que esteja bem aerado. Adicione as avelãs e misture delicadamente.
Distribua o mousse nas tacinhas e decore com a physális.

Rende 15 tacinhas com capacidade de 30 ml cada uma

A receita da mousse (sem a physális) é da Nestlé. 


7 comentários:

  1. Oi Fer!
    Que lindo post que a Fê fez em sua homenagem...mas vamos combinar, você merece!
    Amei as duas receitas...deliciosas...
    Beijinho,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia teu blog...em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida! Adorei sua visita no meu blog! Já vou favoritar o teu endereço, para que minhas leitoras conheçam teu "cantinho" também!

    Sobre o frango, pode tentar sem medo. Eu garanto que tu vais amar o tempero, independente do corte do frango. Depois me conta, tá?
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Fer,
    Seu blog é um manjar dos deuses... uma delícia!!! Já está na lista dos meus favoritos e vou experimentar várias receitas.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Acabei de encontrar outro blog cheio de coisas maravilhosas e muito tentadoras, já me fiz sua seguidora, e convidoa a vir conhecer o meu cantinho será um prazer recebe-la ...

    beijinhos ;))

    ResponderExcluir
  6. Quanta novidade, não conhecia essas delicias..
    nem sei se vou esperar uma festinha, p fazer! Fiquei com desejo, hahaa

    beijãoo, boa semana!

    www.luzedesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Marcela, obrigada amada! Beijos.

    Léia, obrigada pelo elogio. Beijos.

    Margarida, minha portuguesa querida, obrigada pelas palavras. Beijos.

    Ju, devo ser mais uma entre milhares que disseram que você está linda nessa foto vestida de noiva. Vou fazer o frango sim e te conto. Beijos.

    Márcia, sempre que visito seu blog vou ver o "meu" coelho. Lindas fotos de bichinho que você escolhe para postar no blog. Obrigada pela visita e pelas palavras. Beijos.

    Felismina, obrigada pela visita e pelo elogio. Já freqüento o teu cantinho, viu? Beijo.

    Bárbara, que bom te ver aqui! Gosto bastante do seu blog de decoração. Beijos e boa semana para você também.

    ResponderExcluir