Docinho de casamento: damasco recheado com coco e coberto com chocolate branco

Hoje trago a receita de um docinho de damasco bem fácil de fazer.  Esses dias estava pesquisando sobre doces de casamento e encontrei várias matérias com opiniões dos noivos e dicas das mais variadas doceiras. E damasco, nozes e cereja são os favoritos para a mesa de doces.
Esse docinho de damasco lembra olho de sogra, mas como não é feito com ameixa ele fica mais “classudo”, entendem? 
Eu adoro olho de sogra e não entendo o porquê do preconceito. Só não entro na defesa do cajuzinho porque toda vez que eu almoçava no shopping eu comia um cajuzinho de sobremesa e acabei enjoando.  
Falando em cajuzinho, a minha mãe me contou que quando o meu irmão era criança ele pediu para ela fazer cajuzinho. A minha mãe sentou para enrolar os docinhos e ele sentou do seu lado. A minha mãe enrolava e ele comia, enrolava e ele comia... ela acabou de enrolar e ele de comer. Trinta anos depois o meu irmão ainda não consegue comer cajuzinho. Isso que é enjoar, não é? 

damasco recheado com coco e coberto com chocolate branco

  
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga/margarina
1 gema (peneirada)
50g de coco seco em flocos
2 colheres (sopa) de creme de leite – de caixinha
170g de chocolate branco em barra - usei Galak
Damascos secos para rechear

Em uma panelinha coloque o leite condensado, a gema, a margarina e o coco. Leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela. Não deixe que cozinhe demais pois o doce ficará muito duro. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.
Corte os damascos ao meio no sentido do comprimento, tomando cuidado para não separar as metades.  Usando uma colher de café, recheie os damascos com o doce.
Derreta o chocolate branco no micro-ondas e faça a temperagem.  Banhe os damascos, mergulhando-os pela metade no chocolate.  Coloque-os para secar sobre um papel manteiga.


Se preferir utilize chocolate fracionado e não faça a temperagem.
Fiz a metade da receita (mas usei uma gema inteira ) e consegui 16 damascos recheados.

16 comentários:

  1. Daqui é só coisas lindas e gostosas...

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei seu blog conheça o meu
    umapitadadesaboreamor.blogspot.com suas receitas são ótimas abs

    ResponderExcluir
  3. Oi, cheguei aqui pelo blog da Vivi, quanta coisa linda!
    Amei o que fez com sua loja, esta linda, qdo for a Floripa passarei aí provar uma delicia.
    Bjs

    Eli

    ResponderExcluir
  4. Fê,você é muito fofa, estou me esforçando bastante para que vocês gostem daqui. E o que eu posso dizer da sua cozinha? Amo tudo que fico morrendo de vontade de dar uma bocadinha. Beijos querida.

    Beth, muito obrigada e seja mais que bem-vinda. Estou indo conhecer a sua cozinha. Beijinhos.

    Eli, que coisa boa esse seu elogio. Pode ter certeza de que o meu dia vai ser bem melhor. Faço questão que venha conhecer a Especiarias, viu? Beijos para você também.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Saudade de você, menina! Por onde andas?
      Beijinhos.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi Samira! Muito obrigada!
      Beijinho doce para você e um ótimo final de semana.

      Excluir