Docinhos de casamento: Bolo de chocolate com recheio de Cointreau e cobertura de ganache

Queria terminar esse especial de docinhos para casamento com um bolo. E como já contei para vocês, não tinha pretensão nenhuma de fazer “aquele doce”, nesse caso será “aquele bolo”.
O bolo é bem simples porque eu não trabalho com pasta, na verdade eu nem tentei trabalhar. E como os docinhos da Especiarias não tem nenhuma decoração com pasta, eu também  não tenho nenhum utensílio para trabalhar com a mesma.
Fiz uma cobertura de ganache de chocolate e trabalhei com a ponta de uma faca (pode usar uma espátula) para formar pequenos picos.
A massa e o recheio do bolo são do livro Petit Larousse do Chocolate. Como eu fiz três receitas do recheio e só tinha 50ml de Cointreau acrescentei raspinhas de laranja no recheio, não fiz a calda e usei apenas suco de laranja para molhar o bolo.
Para conseguir o Cointreau e não ter que comprar uma garrafa inteira (que no supermercado custa aproximadamente R$ 66,00) você pode comprar uma dose em qualquer estabelecimento que venda bebida dessa maneira. Sai bem mais caro a dose mas se você não for usar pra mais nenhuma receita e não tem o hábito de consumir a bebida, vale a pena. 
Para fazer esse bolo, eu fiz 3 receitas do recheio e 3 receitas da massa.  Usei  dois aros com medidas diferentes, o maior tem 20cm de diâmetro e o menor 16cm.
As lindas rosinhas e miosótis foram feitas pela madrecita – ela faz flores de biscuit comestíveis e não comestíveis- e o topo do bolo também foi ela. Pra entrar em contato com ela é só escrever para o e-mail estherbiscuit@gmail.com.
Madrecita tem o talento que falta na filha, não é?

bolo de chocolate com recheio de Cointreau e cobertura de ganache




Para o pão de ló genovês de chocolate

20g de manteiga
4 ovos
125g de açúcar
90g de farinha de trigo peneirada
30g de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado

Para o creme de Cointreau

1 folha de gelatina
330 ml de leite
3 gemas
70g de açúcar
20g de farinha de trigo
20g de amido de milho
20ml de Cointreau
150ml de creme de leite fresco

Para a calda
150ml de água
70 ml de açúcar
20 ml de Cointreau
Para o recheio:
Geléia de framboesa

Para a cobertura:
250g de chocolate (meio-amargo ou ao leite)
250ml de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180ºC. unte com manteiga e enfarinhe uma forma com bordas altas de 22 cm de diâmetro.

Prepare o pão de ló de chocolate: derreta a manteiga em uma panela. Coloque os ovos e o açúcar em banho- Maria e deixe aquecer pó 5 a 8 minutos, batendo vigorosamente até que a mistura fique esbranquiçada  e espessa: ela deve escorrer do batedor sem quebrar, formando uma fita. Retire a mistura do banho-maria e bata em batedeira elétrica na velocidade máxima, até esfriar.
Junte a farinha de trigo e o cacau peneirados, em duas ou três edições; em seguida, incorpore delicada mas rapidamente a manteiga morna. Despeje na forma e leve para assar por 25 minutos, até que o pão de ló fique macio ao toque (introduza uma faca no centro do bolo; ela deve sair limpa). Deixe o bolo esfriar por alguns minutos e depois desenforme-o sobre uma grade de metal. – desenformei e deixei esfriar sobre um papel alumínio.

Prepare o creme de Cointreau : mergulhe a folha de gelatina em um pouco de água fria e reserve. Leve a leite ao fogo em uma panela. Quando começar a ferver, retire a panela do fogo e reserve. Bata as gemas com o açúcar e em seguida misture a farinha de trigo e o amido de milho. Adicione um pouco de leite quente a essa mistura. Despeje tudo em uma panela e aqueça em fogo brando, mexendo sem parar, e retire do fogo.  Esprema a folha de gelatina para extrair o excesso de água e incorpore-a ao creme. Transfira para uma tigela e cubra a superfície com plástico. Deixe esfriar. Depois acrescente o Cointreau. Bata o creme de leite e incorpore-o à preparação.

Prepare a calda: leve ao fogo água e o açúcar até que levante a fervura. Deixe esfriar, depois junte o Cointreau.

Prepare a ganache: pique grosseiramente o chocolate e coloque-o em uma tigela. Em uma panela, leve o creme de leite fresco ao fogo até levantar fervura, em seguida despeje-o sobre o chocolate. Misture bem e deixe descansar até que a ganache possa ser facilmente espalhada.

Com uma faca serrilhada, horizontalmente corte dois pães de ló ao meio.  Acomode a primeira parte da massa em um aro, com as laterais revestidas de papel filme,  e molhe-a com um pouco de calda, cubra com a geléia de framboesa e em seguida espalhe sobre ela uma camada de recheio . Cubra com a segunda parte do pão de ló e repita a operação.  Faça esse mesmo processo até obter 4 massa e 3 recheios no bolo inferior.
Com o auxílio do aro menor, meça a massa do terceiro pão de ló e corte-a do tamanho do mesmo.  Divida essa massa em três partes iguais e repita o processo de acomodá-las no aro, molhá-las com a calda, cobrir com geléia e espalhar o recheio.  Aproveitei a massa que sobrou do corte para fazer mais uma camada de bolo e assim ele ficou um pouquinho mais alto.
Acomode o bolo maior em um prato para bolo e coloque o bolo menor em cima. Cubra com a ganache e decore o bolo.  Leve a geladeira até o momento de servir


9 comentários:

  1. Pensa num bolo como a 8ª maravilha do Mundo, é muuuuuuuuuuuuito bommmm!!! Fernanda vc se supera a cada doce, parabéns vc tem muuuuuuuito talento! bjos, bjos
    Cléia

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, obrigada pela visita! Eu já conhecia seu cantinho doce e maravilhoso! Tudo que você faz é deliciosamente irresistivel!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Parabnes!!!
    seu blog é lindo e muito gosotosinho.
    Eu não deixo de ler seus post.
    Com carinho, Mafu.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,
    Entro no teu blog todo dia, e preciso confessar q esse bolo faz eu querer chutar a dieta pra longe! hehehe
    Um dia ainda me arrisco e tento fazer...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por estar me seguindo!! =)
    Amei seu blog!!!!!!!
    Bolos lindoooooooos d+!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga!!! muuuuuuuuuuuuito obrigada! hehe
    Falando sério agora: eu juro que se eu tivesse grana te contratava como garota propaganda porque depois dessa... nossa, me senti, rs. Adorei o domingão regado a muuitas calorias. Beijos Kéia!

    Mari, fui te fazer companhia também! Obrigada gigantão pelas palavras. Beijos.

    Mafu, as vezes eu me espanto com o tanto que escrevo, precisa ver quando eu falo... Obrigada querida, de verdade. Beijocas.

    Oi Rogério e Glorinha, obrigada pelo elogio. Fui lá no blog de vocês, tá? ;) Beijos.

    Ni, dieta é palavrão, hehe.
    Ni, esse bolo ficou tão grande que dividimos com alguns amigos e ainda sobrou. E isso porque estávamos em 16 e todo mundo repetiu, acredita? Beijocas

    Oi Carina, de nada. Obrigada pela companhia também e por ter gostado daqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Fer! Ficou lindo!
    Final de semestre e eu praticamente nao existo! Mas assim q minhas aulas acabarem eu vou até aí te alugar mais um pouquinho enquanto a gente prova um strudel :)
    beijinho da Cacau

    ResponderExcluir
  8. Cacau,que delícia de visita!!! Tô louca de vontade de experimentar o famoso strudel!!!
    Adorei a conversa e já tenho assunto pra mais de metro, hehe.
    Beijos minha amiguinha chique que fala francês!

    ResponderExcluir