Madeleines de chocolate e limão

Duas coisas entraram para o meu Rol de coisas adoráveis. A primeira é a voz linda da Maria Gadú. Gente, me apaixonei por aquela musica Tudo Diferente. E a segunda são as madeleines de chocolate com limão do Pierre Hermé.
Fiz essa receita para a minha maninha e espero que ela tenha gostado tanto quanto eu.
Essas foram as minhas primeiras madeleines e eu fique com um certo receio de que a receita não desse certo porque eu senti uma certa dificuldade de colocar a massa na forminha. Falando nisso, cortei o dedo com ela. Tomem cuidado!
A madeleine parece um bolinho bem fofo e amanteigado. É tão gostosa que se bobearmos comemos tudo sem nem perceber.

madeleines de chocolate e limão


Ingredientes:

70g de farinha de trigo + 10g para untar as fôrmas
20g de cacau em pó
2g de fermento em pó
90g de açúcar
Uma pitada de sal
¼ de limão siciliano orgânico
2 ovos
100g de manteiga em temperatura ambiente + 15g para untar as fôrmas
Para conversão de medidas eu uso esse site.

Prepare a massa na véspera. Peneire a farinha, o cacau e o fermento juntos e reserve. Em outra tigela, coloque o açúcar e o sal. Lave e seque o limão. Rale ¼ do limão sobre a mistura de açúcar e sal e mexa até ficar úmida e granulosa.
Bata bem os ovos com o batedor manual e despeje-os nessa tigela. Mexa até obter uma massa homogênea. Sove a manteiga com uma colher de pau até ficar com consistência pastosa. Incorpore-a  à preparação e bata bem. Em seguida, adicione a mistura de farinha, cacau e fermento. Bata novamente. Quando a massa estiver homogênea, cubra a tigela com filme de PVC e deixe na geladeira até o dia seguinte.
No dia seguinte, preaqueça o forno a 220 ºC.
Unte e polvilhe as fôrmas de madeleines. Vire-as para eliminar o excedente de farinha. Distribua a massa. Leve ao forno e deixe assar por 13 a 15 minutos, mantendo a porta entreaberta, calçada por uma colher de pau.
Retire do forno, desenforme e deixe esfriar em um prato.



Rende 12 madeleines.

14 comentários:

  1. Ela tem uma voz maravilhosa mesmo!
    E este doce, uma obra de arte. Nunca comi, mas parece delicioso demais.
    Com certeza ela a adorou.
    Bj

    Eli

    ResponderExcluir
  2. Que delicia que devem ser estas madeleines...

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGA!
    TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
    A SUA RECEITA ESTÁ MARAVILHOSA, AMOOO!

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca comi madeleines mas preciso urgentemente reverter isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fer Cá estou eu de novo a segui-la!!!

    Cada vez que eu venho aqui saio a babar com esses docinhos todos!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, obrigada pelo comentário com a máquina de lavar louças, fiquei com receio de não utilizá-la, é bom saber opiniões positivas.
    Amei as madeleines, ontem comi uma de laranja deliciosa, e essa sua parece incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eli, é realmente linda a voz da Maria e se a minha opinião contar e principalmente, se você gosta de bolinhos fofos e sem recheio, não deixe de experimentar as madeleines. Essas foram as primeiras, mas eu ainda quero experimentar de laranja, de chocolates com gotinhas, de baunilha e muitas outras. Beijos e parabéns pela linda Casinha Encantada.

    Obrigada Sandra e um beijo enorme para você.

    Fê, sou suspeita de falar que sim, mas eu achei bem gostosas.Beijos

    Mari querida, obrigada. Beijos.

    Obrigada Andréa, beijo grande para você também.

    Fla, eu acho que você vai adorar. E, pela cozinheira boa que és, garanto que vai ficar mais gostosa que essas. Beijos.

    Minha querida Margarida, senti saudades da sua companhia. Sei que o seu novo blog vai ser tão gostoso quanto o primeiro. Beijos grandes.

    Karen, é uma maravilha. Pode acreditar.
    Huuuum, nem me conte. Sou doida para experimentar madeleines de laranja. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Adorei o seu blog! Esta receita de madeleines é fantástica :)
    Passe na minha cozinha (www.atitudezen.com) para tomar um chá :)
    Beijinho

    Betis
    http://www.atitudezen.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Fê! Amo as madeleines! Desde a primeira vez que experimentei na França, não me canso de fazer (e comer)! Cada uma mais deliciosa, tanto as doces quanto as salgadas! Porque vc disse que cortou o dedo? Que forma vc usa? Eu uso as de silicone que trouxe da França, pois aqui no Brasil é quase impossível encontrá-las.

    Bjus temperados

    http://chefanahypadua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ana, como você é chique! As minhas forminhas são made in Mercado Público, rs. São de alumínio, afiadas que só...
    Nunca comi madeleines salgadas mas deve ser uma delícia, né? Você bem que podia fazer um post e passar uma receitinha.
    Beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  11. Que delícia seu blog! Cheguei agora e as suas madeleines já me conquistaram! Virei seguidora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amiga...sou louca por madeleines...
    Adorei essa versão de chocolate com limão.
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir