Bûche de Nöel

A receita de hoje é perfeita para a sobremesa da ceia de Natal. Quem não gosta de um rocambole recheado com chocolate e amêndoas?
Eu gostaria de desejar um Feliz Natal para todos. Que vocês possam estar do lado de pessoas queridas, festejando bastante e acima de tudo que esse dia seja repleto de muito, muito e muito amor.
Que Deus abençoe cada um de vocês.

Bûche de Nöel

Ingredientes:

Massa:
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de amêndoas trituradas
Manteiga para untar

Recheio*:
1 lata de leite Moça
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara de amêndoas peladas, torradas e moídas

Cobertura
1 lata de creme de leite – eu não coloquei o soro
1 tablete de chocolate meio amargo
Lascas de amêndoas peladas e torradas
Cerejas
Folhas de hortelã

Em uma batedeira, bata os ovos até dobrarem de volume. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e junte o leite. Desligue e adicione a farinha e as amêndoas, misturando delicadamente (eu usei um fouet).
Despeje em uma fôrma retangular (30x41 cm), untada e forrada com papel manteiga untado. Leve ao forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Recheio: em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 5 minutos). Retire do fogo, acrescente as amêndoas moídas e misture bem.
Desenforme a massa e recheie. Enrole como um rocambole com o auxílio do papel manteiga.
Cobertura: aqueça o creme de leite em banho-maria. Adicione o chocolate picado, mexendo até que derreta. Espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
Montagem: corte um pedaço do rocambole em diagonal e coloque-o na lateral, formando um tronco de arvore. Decore a Bûche de Noel espalhando a cobertura de chocolate sobre o rocambole com uma espátula, alisando bem. Em seguida, faça alguns sulcos com um garfo, para imitar a textura do tronco. Leve à geladeira para firmar. Sirva decorado com as cerejas, as amêndoas e as folhas de hortelã.


*Fiz o recheio da Bûche de Nöel e acrescentei um pouco de ganache de chocolate entre a massa e o recheio de amêndoas. Para fazer a ganache eu coloquei o creme de leite (100 ml) em uma panelinha e deixei aquecer bem, juntei o chocolate (80g) e misturei até ficar homogêneo.
Deixei esfriar na geladeira antes de rechear o rocambole.
Enrolei o rocambole pelo lado maior, porque se enrolar pelo outro lado, ele ficará muito grosso.
Embrulhei-o com filme plástico para manter o formato e levei a geladeira por cerca de 6 horas antes de colocar a cobertura e fazer a decoração.

A receita original do Bûche de Nöel, sem o acréscimo da ganache, é da Nestlé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário