Bolo de figo com avelã

Nossa quanto tempo! Espero que vocês tenham tido um inicio de ano maravilhoso.
Não deu para postar nada nesse período porque me mudei, fiquei sem net e estava uma correria danada.
Para iniciar as receitas desse ano eu escolhi esse bolinho bem diferente do que eu estou acostumada a fazer. Espero que vocês gostem e caso tenham medo de experimentar figos secos, eu devo dizer que não são ruins, o gostinho é bom e principalmente nesse bolo eles ficaram deliciosos.
Gente, Feliz Ano Novo com tudo de bom!

bolo de figo com avelã



Ingredientes:
½ xícara (chá) de azeite de oliva espanhol – 100gr (se preferir substitua por manteiga)
3 ovos – 150gr
1 xícara (chá) de açúcar – 180gr
1 colher (chá) de fermento – 2gr
½ xícara (chá) de leite – 120 ml
250gr de figos secos picados*
1 xícara (chá) de avelã picada grosseiramente – 115gr
1 xícara (chá) de uva-passa – 150gr*

Preaqueça o forno em temperatura média (200ºC)*
Bata por 4 minutos na batedeira o azeite de oliva (reserve 3 colheres de chá) com os ovos e o açúcar. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o leite.
Incorpore os figos, a avelã e as uvas-passas. Despeje a massa em uma assadeira para pão de forma (capacidade para 2 ½ litros) e leve ao forno por 45 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno e desenforme ainda morno.


* diminui a quantidade do figo para 200gr e da uva-passa para 100gr.
* assei o meu bolo em uma temperatura mais baixa (180ºC).



Receita do livro do Azeite de Oliva Espanhol

3 comentários:

  1. Fer!! Como assim se mudou?! Foi p/ longe de mim é? rsrs
    Tem uma cara deliciosa esse bolinho... Pena que estou cortando calorias =/ euheuhe
    bjinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2011 pra vc também, Fê!
    Adoro figos!
    Vou experimentar esta receita...parece mesmo deliciosa!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, delícia de visita. Não se preocupa que eu ainda estou pertinho!
    Ficou bom mesmo, faça e nem ligue para as calorias pois você é tão magrinha!
    Beijocas.

    Oi Marcela, obrigada!
    Se fizer a receita me conte depois, tá?
    Muito sucesso com suas gostosuras!
    Beijos.

    ResponderExcluir