Tortinha de chocolate com framboesa

Já contei para vocês sobre o meu ídolo Pierre Hermé, mas vou confessar que quando provei essa tortinha só conseguia pensar no Fagner: ...Eu só queria ter do mato, um gosto de framboesa...
Ui que coisa mais azeda!!!!
A massa é deliciosa mas o recheio eu não vou mentir e dizer que é um pouquinho azedo. É muito (ou muitissississíssimo, como diria o Chaves) azedo. Para quem aprecia, eis que acaba de encontrar a torta perfeita. Eu ficaria só no chocolate mesmo.
A receita é do livro Larousse do Chocolate Pierre Hermé e o criador da receita é Thierry Mulhaupt.*
Como não encontrei framboesas frescas, eu comprei congeladas. Por esse motivo não fiz a decoração que a receita original pedia, mas posso afirmar que não fez nenhuma falta... ui!

Atualização: Quase três anos depois eu refiz esta receita e utilizei framboesas frescas. Posso afirmar que as tortinhas ficaram deliciosas desta vez. O azedinho do recheio ficou bem mais sutil. 

ortinha de chocolate com framboesa


Ingredientes:

Para 600g de massa**
¼ de fava de baunilha
150g de manteiga em temperatura ambiente
95gr de açúcar de confeiteiro
250g de farinha de trigo
2 pitadas de sal
1 ovo
30g de amêndoas moídas

Para o recheio
100 ml de creme de leite fresco
125g de framboesa
135g de chocolate em barra com 60% de cacau (ou meio amargo)
35g de manteiga em temperatura ambiente

Prepare a massa da torta: Abra a fava de baunilha ao meio e raspe os grãos. Corte a manteiga em pedacinhos e coloque em uma tigela.
Em outra tigela, misture os grão de baunilha e o açúcar de confeiteiro.
Peneire a farinha de trigo sobre a superfície de trabalho. Polvilhe com o sal e espalhe os pedacinhos de manteiga; a massa não deve ficar texturizada.
Faça uma cova no centro dessa mistura e quebre o ovo no meio dela. Em seguida, adicione o açúcar com baunilha e as amêndoas moídas. Com as pontas dos dedos, misture os ingredientes sem amassá-los demais.
Com a palma da mão, esmague a massa empurrando-a. Forme uma bola e embrulhe em filme PVC. Leve à geladeira e deixe descansar por, no mínimo, 4 horas.
Para preparar essa massa use, de preferência, uma pia de mármore ou uma tábua. Além disso, trabalhe a massa o menos possível.
Em seguida, unte uma fôrma de 22 cm de diâmetro. Distribua a massa na fôrma e espete-a com um garfo em vários pontos. Deixe gelar por 30 minutos.
Preaqueça o forno a 180ºC.
Prepare o recheio. Leve o creme de leite ao fogo e espere levantar fervura. Triture as framboesas no liquidificador e ferva o suco. Pique o chocolate com uma faca serrilhada e coloque em uma panela para derreter em banho-maria. Adicione o creme de leite quente ao chocolate. Acrescente o suco de framboesa e mexa até obter uma mistura lisa. Corte a manteiga em pedacinhos e incorpore a misture.
Cubra a massa fria com um disco de papel manteiga e espalhe alguns feijões para fazer peso e evitar que a torta estufe. Leve ao forno e deixe assar por 17 minutos. Retire o papel manteiga com os feijões. Desenforne e espere esfriar. Cubra a massa com o recheio e leve para gelar por 1 hora antes de servir.


* A receita original é Torta de chocolate com framboesa e vinagre balsâmico
Depois que colocar o recheio na massa, espete as framboesas (150g) com a parte da fruta em que fica o cabinho para cima. Deixe gelar por 1 hora antes de servir. No ultimo instante, encha a parte do cabinho com algumas gotas de vinagre balsâmico (20 ml) utilizando um conta-gotas ou uma colherinha.

** você só irá usar 250g de massa para fazer uma torta de 22 cm de diâmetro ou 4 tortinhas de 10 cm de diâmetro cada.

2 comentários:

  1. Que delícia!
    Essa massa me pareceu super coringa. Vou tentar qualquer dia com recheios variados! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesley!
      Essa massa é realmente deliciosa. Recomendo que experimente, pois acredito que irá gostar.
      Um abraço.

      Excluir