Quindim

Quindim é um docinho fantástico. A cor amarelinha, brilhante e o sabor delicioso fazem desse doce uma iguaria irresistível.
Esse foi o meu primeiro quindim e pelo trabalho que tive acho que não farei tantas vezes como gostaria. Na verdade é o segundo porque o primeiro foi um desastre. Credo, nunca vi um negócio que é tão rápido de se fazer ser tão complicado! Doce ilusão a minha de pensar que fazer quindim é o mesmo que fazer um pudim.
Esse quindim ficou muito, mais muito bom. Não tem cheiro nenhum de ovo. A receita é do site do açúcar União e como eu li bastante sobre quindim, eu peguei algumas dicas para que não ocorresse o mesmo probleminha que tive com o primeiro. Fiz apenas 1/3 da receita e me rendeu essa forminha das fotos, que é ótimo para duas pessoas se deliciarem.


quindim

Ingredientes:
2 ½ de chá de açúcar (eles sugerem Doçúcar, mas eu usei o refinado mesmo) – cerca de 500gr
1 ½ xícara (chá) de água – 300 ml
1 colher (sopa) de manteiga – 20gr
1 pacote de coco ralado seco – 100gr
1 xícara (chá) de água quente para hidratar o coco
16 gemas

Em um refratário hidrate o coco ralado com a água e reserve.
Em uma panelinha, coloque a água e o açúcar para fazer a calda. Mexa antes de levar ao fogo, apenas para dissolver o açúcar. Não mexa durante o cozimento pois pode açucarar a calda. Deixe ferver até atingir o ponto de fio grosso.* Junte a manteiga e deixe esfriar.
Passe as gemas pela peneira e bata com o auxilio de uma batedeira por 2 minutos. Acrescente o coco ralado e a calda e misture bem. Deixe descansar por três horas (deixei na geladeira).
Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte um refratário grande ou várias forminhas individuais com manteiga e polvilhe açúcar refinado. Se preferir use glucose de milho (Karo) no lugar de ambos.
Cubra as forminhas ou o refratário com papel alumínio e leve para assar em banho-maria por mais ou menos 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes desenformar.
Sirva gelado.


*achei nesse site uma dica bem importante para saber a temperatura das caldas. Para essa em ponto de fio grosso, o termômetro marcou 106 ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário