Caracol de presunto e queijo

Não sei cozinhar comida salgada, faço somente o trivial e nada mais. Adoro uma torta de carne moída com passas que a minha mãe faz e, por mais que ela tenha me dito umas cem vezes como se faz, eu simplesmente não consigo.
Mas esses caracóis eu consegui! Deu um trabalho danado sovar a massa, pois ela estava mole demais. Aguentei firme e forte a vontade absurda de tacar uns cinco quilos de farinha para ver se dava o ponto. No final deu tudo certo, a massa é macia e meio adocicada e o recheio é bem simples, mas muito gostoso. Simplesmente amamos!
A receita original é do Felipe Abrahão, mas eu dei uma leve modificada: substituí a água por leite morno e não coloquei azeitonas no recheio porque o meu pequeno não gosta ;)

caracol de presunto e queijo


Ingredientes:
1 ovo batido para pincelar
100g de queijo ralado para colocar nas laterais

Massa
500g de farinha de trigo 
50 g de fermento biológico fresco
100g de margarina 
100g de açúcar - diminuí a quantidade para 70g 
2 ovos
50g de queijo parmesão ralado bem fino
1 pitada de sal
1 pitada de vanilina
1 copo de água – substituí por leite *

Recheio
200g de margarina para folhar
180g de requeijão cremoso
400g de queijo prato
400g de presunto
100g de azeitonas verdes – não coloquei

Modo de preparo:
Em uma vasilha ou na batedeira, faça uma massa com 100g de farinha e 50g de fermento e um pouco de água (dissolvi o meu fermento no leite morninho e depois juntei a farinha).
Deixe descansar por 10 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia e lisa.
Deixe descansar, coberta com um filme plástico durante 10 a 20 minutos.
Após o descanso, abra a massa com ajuda de um rolo, na forma de um quadrado, passe a margarina sobre a massa, feche-a em três partes iguais, uma sobre a outra.
Abra a massa novamente e passe o requeijão cremoso, coloque o queijo, as azeitonas picadas e o presunto. 
Enrole como um rocambole e corte com uma espessura de 3 cm. Coloque em uma bandeja e deixe descansar por 10 min.
Pincele com o ovo batido e coloque o queijo parmesão. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C.*

Rendimento: 12 unidades.



* Eu dissolvi o fermento no leite morno e coloquei a farinha dentro de uma tigela grande e fiz uma depressão no centro. Acrescentei o fermento dissolvido e os demais ingredientes e mexi primeiramente com um garfo até que todo o liquido foi incorporado. Transferi a massa para uma superfície polvilhada com farinha e comecei a sovar. 
Não contei ao certo o tempo de forno, mas deve ser algo em torno de 30 minutos, a massa fica bem corada quando os caracóis estão prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário