Bolinho de iogurte com compota de cereja

Começo o primeiro post do ano de 2013 desejando um Feliz Ano Novo para vocês. Que boas oportunidades, atitudes positivas, muito amor e paz coroem o nosso ano.
Para um domingo preguiçoso um bolinho bem rápido de fazer é uma ótima opção para o café da manhã.
A autora diz no livro que essa receita fica melhor no dia seguinte e eu dou toda razão para ela. É importante guardá-los em um recipiente fechado e em temperatura ambiente para que não ressequem. Dessa maneira eles ficam deliciosos!
A compota de cereja também caiu muito bem e não esperem que ela fique como uma geleia. É para utilizar a cereja com caroço e ela também não ficará muito doce pois a quantidade de açúcar utilizada é bem pequena.
Para fazer os bolinhos eu comprei avelã com casca e com um martelo do marido tirei a casca da bichinha. Mole mole. Na verdade foi o marido quem tirou. Mas como ele fez ligeirinho eu deduzi que é bem fácil :)
O problema é tirar a pele. Haja paciência! Eu fiz da seguinte maneira: coloquei as minhas avelãs (já descascadas) em uma panelinha com uma xícara e meia (chá) de água e meia colher (sopa) de fermento químico. Fervi por uns 4-5 minutos e desliguei o fogo.
Comecei então a retirar a pele das avelãs, puxando uma por uma. Depois eu levei-as para torrar um pouco no forno.  É bem chatinho esse processo.
Fiquei de butuca na frente do forno porque eu acabo esquecendo as coisas e lá se vai a avelã. Outra vez esqueci o amendoim e ele saiu de lá preto. Só lembrei dele porque a casa começou a cheirar queimado.

bolinho de iogurte com compota de cereja


Ingredientes:

Para os bolinhos
1 copo de manteiga derretida - 125g
1 copo de iogurte integral – 125g *
2 copos de farinha de trigo – 250g
1 ½ copo de açúcar - se preferir mais doce use 2 copos
2 colheres (café) de fermento químico – 11g
3 ovos grandes
Cerca de 120g de avelã triturada

Preaqueça o forno a 180 °C. Unte os ramequins fundos ou uma fôrma de cupcakes com um pouco da manteiga derretida e polvilhe um pouco de farinha. **
Em uma tigela grande misture o iogurte, o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e a manteiga. Em seguida incorpore os ovos inteiros e misture bem. Por fim, acrescente as avelãs trituradas.
Despeje a massa nas forminhas e leve para assar por 10-15 minutos ou até que espetando um palito, esse saia limpo – o meu bolinho demorou 35 minutos para assar.
Retire os bolinhos do forno e deixe que esfriem antes de desenformá-los.

Para a compota de cereja
500g de cerejas
50g de açúcar
80 ml de água – equivalente a 1 xícara de café

Faça a compota colocando o açúcar, a cereja e a água em uma caçarola e leve à fervura, mexendo sempre. Diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
Desligue o fogo e espere esfriar antes de servir com os bolinhos de iogurte. 




* use o copo do iogurte para medir os demais ingredientes
** eu usei a fôrma de cupcake sem colocar as forminhas de papel dentro por esse motivo eu untei e enfarinhei a mesma.
Rende 12 bolinhos.
Receita do livro 1001 Ideias de Receita Para o Ano Todo, da Larousse.

4 comentários:

  1. Ficaram lindos os seus bolinhos ,acho que o trabalho com as avelãs compensa...
    Um bom ANO 2013.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que bonito o teu blogue, recheado de bom gosto e apetitosas receitas, gostei muito de passar por cá e deixo-te o convite para me visitares.
    Sou como você também esqueço o que está ao lume, de vez em quando lá vem fumaça, ihihih!
    Estes bolinhos estão uma perfeição, lindos de verdade.
    Feliz 2013.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. hummmm qu delicia ..parabens aminha linda este bolinho esta maravilhoso ..parabens bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi São! Compensa e muito! Muito obrigada pelo elogio e pelo voto de um ano bom, também desejo para você um excelente 2013. Beijinhos.

    Oi Lenita, muito obrigada pelas palavras tão gostosas. Vou fazer uma visita no seu cantinho. Um Feliz 2013 para você também. Beijinhos.

    Oi Sadhia! Muito obrigada pelo carinho. Um ano repleto de gostosuras para você! Beijinhos.

    ResponderExcluir