Macarons de limão

Levei para assar nove assadeiras de macarons e saiu do forno: cinco de whoopie pie, duas de cookies de amêndoas, uma de suspiro e a outra parecia um leito de rio que secou e ficou todo rachado...
Nem me estressei, cantei uma música calma, coloquei um sorriso no rosto e comecei novamente... Mentira! Xinguei, achei que o universo conspirava contra, que não sabia mais cozinhar e mais um monte de coisas ruins.
Mas não desisti, até que por obra do destino saiu esses daqui. Lógico que não estão perfeitos mas também não estão tão feios. Também errei a mão no corante pois era para ser um verdinho discreto e acabou saindo esse verdão.
Meu Pai, como é difícil fazer macarons! Um beijo para quem sabe e faz como se fosse a coisa mais fácil do mundo!
Eu não tenho a intenção de aprender para comercializar, eu só gostaria de fazer para o blog e para suprir a carência macaronesca da minha irmã. Mas depois dessa saga acho que desisti.
Nesses dias de tentativa fiz vários testes que o meu marido me disse que eu iria entupi-lo de tanto suspiro, :)
Para rechear eu comecei fazendo um creme que encontrei na internet, mas tenho um problema sério com cheiro de suco de limão esquentando.
Quando eu tinha alguns poucos anos, encafifei que era pré-adolescente e resolvi que seria hora de depilar as pernas. Lógico que a minha mãe não iria concordar! Fuçando em um Suplemento Feminino do Estadão (alguém lembra? quem mora em Sampa deve saber) achei uma receita de cera quente. Fiz. Com fé e coragem eu fiz a tal da receita. E eu consigo lembrar o cheiro do suco de limão esquentando... No começo eu até achei gostoso mas depois tudo o que eu consegui fazer foi uma meleca só. E para a minha mãe não perceber a minha arte eu comi a cera. Comi tudinho.
Hoje, sentindo o cheiro do limão, me lembrei da cena, da cera, do sabor e acabei deixando tudo ir por água abaixo. Não, o creme não é ruim! Era forte, bem azedinho mas infelizmente trouxe a tona a tal cera.
Desisti e acabei fazendo um recheio trufado. Ficou bem melhor!
Para quem quer se aventurar eu indico a leitura do post completo da Pat Scarpin (do lindo, do maravilhoso Technicolor Kitchen) do qual eu peguei a receita.
Também li vários outros blogs que me ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, dentre eles estão o Testado, Provado e Aprovado e o I Could Kill For Dessert
Meninas e meninos, fica aqui o meu desejo de um Feliz e açucarado Natal. Que vocês possam celebrar essa data ao lado da família e dos amigos. Beijos!

macarons de limão




Ingredientes:

Para os macarons
50 ml de água
185g de açúcar granulado – usei o refinado
150g de farinha de amêndoas
150g de açúcar de confeiteiro
120g de claras de ovos, em temperatura ambiente
Corante em gel – usei algumas gotas do corante verde hortelã, da marca Mix 

Prepare duas assadeiras bem grandes, forrando-as com silpat ou papel manteiga.  Segui a dica da Patrícia e coloquei os macarons para assar em duas assadeiras juntas, uma dentro da outra.
Coloque no processador o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Processe por alguns minutos e depois peneire a mistura. Reserve.
Separe metade das claras - uma parte você usará para fazer o merengue e a outra para misturar com a farinha e o açúcar de confeiteiro.
Coloque a água e 150g do açúcar granulado em uma panelinha e leve ao fogo médio. Quando a calda atingir 87 °C - é imprescindível o uso de um termômetro culinário - comece a bater as claras (60g) até espumarem e adicione o açúcar granulado reservado até formarem picos suaves.
Assim que a calda atingir 110 °C retire-a do fogo e adicione-a lentamente às claras e continue a bater até o merengue esfriar – mais ou menos uns 6 minutos.
Com as claras reservada faça uma pasta com a mistura de açúcar e farinha. Misture até ficar homogênea.  Pingue algumas gotas do corante verde e misture novamente.
Adicione essa pasta aos poucos ao merengue, mexendo delicadamente com uma espátula de silicone, tomando cuidado para não misturar demais e amolecer a massa. Coloque-a em um saco de confeitar com bico perlê grande.
Sobre o silpat (ou o papel manteiga) faça círculos do tamanho desejado (mais ou menos uns 3 cm de diâmetro), deixando espaço entre eles. Bata a assadeira levemente na pia para eliminar as bolhas de ar. Caso as bolhas apareçam na superfície, espete-as com um palito de dente para eliminar o ar. Deixe os macarons descansando por algum tempo (eu deixei por volta de 1 hora) antes de leva-los para assar. Asse por 14 minutos a 160-162°C.
Retire a assadeira do forno e deixe esfriar bem antes de retirar os macarons.
Assim que esfriar recheie metade dos macarons com a ganache de limão e cubra-os com a outra parte.

Para a ganache de limão
284g de chocolate branco
½ xícara de creme de leite
2 colheres (chá) de raspas de limão Siciliano ou Taiti
1/8 colher de (chá) de extrato de limão – se não encontrar aumente a quantidade de raspas.
2 a 3 gotas de corante alimentar verde- opcional, não usei.

Aqueça o creme de leite em uma panelinha ou no microondas. Despeje sobre o chocolate e misture delicadamente.
Acrescente as raspas e deixe descansar por 1 minuto.  Mexa a mistura suavemente e acrescente o extrato e o corante. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando, até a ganache ficar firme – eu levei à geladeira.
Coloque o recheio em um saco de confeiteiro com bico perlê e aplique sobre o macaron.



A receita da ganache é do site Baking 911
Rendimento: 50 unidades

2 comentários:

  1. Que maravilha de macarons, ficaram lindos!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana! Obrigada, flor.
      Pena que nem todos ficaram assim... Mas vou continuar tentando!
      Beijinhos.

      Excluir