Banana Caramelada

Pense em uma casquinha de caramelo fininha, fininha, cobrindo uma banana bem doce envolta em uma massa sequinha... Hummm.
Mestre chinês Thompson Lee fez essa maldade na semana passada no programa da Carla Pernambuco e eu acabei não resistindo.
Só fiz uma modificação; em vez de passar a banana no caramelo e deixá-la secando no silpat, eu joguei-a na água gelada para endurecê-lo rapidamente. Fiz dessa maneira porque quando segui a receita à risca o caramelo demorou a endurecer e achei que ficou um pouco melado.
Talvez eu tenha deixado de seguir algum detalhe corretamente pois percebi que quando a Carla cortou a banana ela fez “crec” e a minha só fez isso quando eu utilizei a água para resfriar o caramelo.
Para piorar a situação, servi a banana com uma bola de sorvete da Amoratto. Delicia em dobro!
Uma semana bem gostosa para todos nós!

banana caramelada


Ingredientes:
4 bananas nanicas
1 litro de óleo para fritar*

Pra a massa
300g de farinha de trigo
15g de amido de milho
350 ml de água
1 ovo
5 ml de óleo
10g de fermento químico em pó
1 pitada de sal

Misture a farinha, o amido e o sal. Acrescente o ovo e adicione a água aos poucos, até dar o ponto da massa. Assim que estiver homogênea acrescente o óleo.
Coloque o fermento na massa.**

Para o caramelo
80 ml de água
200g de açúcar

Leve o açúcar e a água ao fogo até dar o ponto de bala dura (não mexa), assim que atingir esse ponto misture a calda apenas movimentando a panela (não use nada para mexer a calda, só segure-a no cabo e vá movimentando) até começar a dourar.
Retire a panela do fogo e deixe-a resfriar em cima de um pano umedecido com água. Isso fará com que a calda não continue cozinhando e conseqüentemente passe do ponto.
Se ao banhar as bananas você notar que a calda endureceu, leve-a ao fogo bem baixo para aquecê-la.

Modo de preparar:
Corte cada banana angulada em 4 partes – como a minha banana não era grande eu cortei-a em 3 pedaços.
Passe a banana pela massa, retire o excesso passando o garfo pela borda da tigela, e leve-a para fritar em óleo quente.
Quando ficar dourada, retire-a do óleo e escorra em um prato forrado com papel toalha.
Passe as bananas pela calda de caramelo e mergulhe as rapidamente em uma tigela com água gelada. Coloque-as em um prato untado com margarina para terminar de esfriar.
Se preferir, sirva-as acompanhadas de uma bola de sorvete.

* Usei 2 xícaras (chá) de óleo pois fritei as bananas em uma frigideira pequena.
**Deixei a minha massa descansar na geladeira por 30 minutos antes de utilizá-la.
Receita e modo de fazer originalmente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário