Muffins de banana com chocolate
Banana é uma fruta que amadurece rapidamente e eu estava com várias aqui em casa. Foi então que resolvi congelar as bananas para usar depois sem que houvesse a necessidade de jogá-las fora.
Tempos depois, procurando uma receita para utilizá-las*, achei essa de muffins de banana com chocolate no livro da Nigella. Uma delícia essa combinação!
Por falar em muffins, vocês sabem qual a diferença entre eles e um cupcake? Quando comi muffins pela primeira vez achei que estava comendo um bolo muito pesado. Não sabia que a massa era bem mais densa que a um cupcake.
Fui dar uma pesquisada e percebi que o muffins são assim mesmo e um detalhe bem importante: são feitos a mão, sem usar batedeira. Eles também não têm cobertura e em geral, levam frutas ou até mesmo chocolate (como nesse caso) incorporados a massa.
Já o cupcakes nada mais são que um bolo assado em pequenas forminhas. São bem fofinhos e amanteigados. Possuem coberturas e podem ser recheados.
Para acompanhar uma xícara de café bem quentinha um muffin é uma escolha certeira, já para as ocasiões mais festivas, o cupcake é sucesso garantido.
Muffins de banana com chocolate
Ingredientes:
3 bananas bem maduras
125 ml de óleo vegetal – usei óleo de canola
2 ovos
250g de farinha de trigo
100g de açúcar
½ colher (chá) e bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de gotas de chocolate branco ou preto
Preaqueça o forno a 200 °C. Coloque uma forminha de papel em cada espaço de uma fôrma de muffin com capacidade para 12 unidades.
Amasse as bananas e reserve.
Coloque o óleo em uma vasilha, acrescente os ovos e bata bem – na mão, não use batedeira.
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o fermento. Junte a mistura de óleo e ovos e depois as bananas, misturando muito bem.
Acrescente as gotas de chocolate e misture. Distribua quantidades iguais de massa em cada forminha e leve para assar por 20 minutos, ou até que espetando um palito, ele saia seco.
Rende 12 porções.
*Retirei as bananas do freezer 30 minutos antes de começar a fazer os muffins. Assim elas descongelaram e eu pude amassá-las normalmente.