Pudim de chocolate e baunilha

No site que eu peguei essa receita diz que a autoria é da Nigella. Eu gosto bastante dela, acho bem autêntica e tudo o que ela faz parece tão simples que dá vontade de ir correndo para a cozinha. Quando assisto o seu programa nunca me lembro de ter caneta e papel perto e por esse motivo sempre acabo me esquecendo dos ingredientes e das medidas.
Fiz esse pudim, que mais parece um bolinho meio mole, para a sobremesa de domingo. Entre tantas que eu havia visto, ele leva poucos ingredientes e é super fácil de fazer. E muito, mais muito bom! Sabe aquele dia preguiçoso, que você só pensa em deitar na cama e assistir televisão? Essa sobremesa é perfeita para esse dia... o pudim quentinho, com aquela fumacinha saindo e derretendo o sorvete até os dois se misturarem ... ai, ai.


pudim de chocolate e baunilha


Ingredientes:
2 favas de baunilha, ou ½ chá de essência
2 colheres (sopa) de uísque ou conhaque
125gr de chocolate picado, usei 60% cacau
125g de manteiga sem sal
4 ovos
150g de açúcar
50g de farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Corte a fava da baunilha no sentido do comprimento, retire as sementinhas e junte ao uísque.
Em uma panelinha coloque o chocolate, a manteiga e o uísque. Leve ao fogo em banho-maria e mexa até derreter o chocolate. Reserve
Bata os ovos com o açúcar com o auxilio de uma batedeira até obter com creme espumoso. Adicione a farinha (peneirada) e o chocolate. Misture delicadamente até ficar homogêneo.
Unte 4 refratários, com capacidade para 250 ml cada um, e polvilhe açúcar dentro deles.
Divida a mistura entre eles e leve ao fogo por 10-12 minutos, ou até que o topo e as laterais estejam firmes e levemente rachado.
Sirva quente, acompanhado de uma bola de sorvete de creme.


Um comentário:

  1. Já imprimi essa receita, mas ainda não fiz. Sempre pensando em dieta...
    Mas vou fazer. Parece tão fácil! E chocolate é chocolate! hummm

    ResponderExcluir