Roméo et Juliette

Tenho um caso de amor pelo queijo acompanhado da goiabada desde que eu era pequena. Essa era minha sobremesa favorita.
Quando vi essa receita na revista Prazeres da Mesa (número 25), de autoria do chef francês Emmanuel Bassoleil sabia que só poderia ficar deliciosa. E não me enganei.
Dá até para fazer com cream cheese no lugar do mascarpone, caso não encontre.
Como não tinha o acetato para forrar o aro, eu utilizei filme plástico. 

Roméo et Juliette


Ingredientes:
300gr de queijo mascarpone
300 ml de creme de leite fresco
300gr de goiabada
300gr de açúcar
300gr de xerém de caju

Para a calda
500ml de água
300gr de goiabada

Bata o mascarpone com o creme de leite até ficar firme. Reserve. Corte as fatias de goiabada. Reserve.
Com o açúcar, faça um caramelo, acrescente o xerém e espalhe em uma fôrma untada com manteiga, deixe esfriar e quebre para fazer o crocante.
Forre um aro com uma tira de acetato para facilitar na hora de desenformar o doce. Coloque uma camada de goiabada, crocante, queijo, mais uma camada de cada um e finalize com o queijo. Leve para gelar.
Derreta a goiabada na água para fazer a calda. Em um prato, coloque o doce no meio, a calda á volta, raspe um pouquinho da casquinha de limão e decore com hortelã. 


Rende 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário