Bolo de damasco

Sei que devo pedir novamente desculpas pelo meu outro momento egocêntrico, mas não dá para pensar em dia dos pais sem falar do meu.
Meu pai é uma figura. Tem um vasto repertorio de piadas e adora provocar a minha mãe, como ela mesma diz. Quando eu era criança, todas as noites ele me contava uma estória para dormir. Os personagens eram sempre os mesmos, a chapeuzinho, o caçador, a vovó e o lobo. Claro que algumas vezes ele roncava antes mesmo de acabar o conto, mas confesso que adorava suas estórias.
Meu pai é um senhor que fala pouco ao telefone, que tinha medo de me pegar no colo, quando eu era bebê, porque achava que eu iria “esborrachar” no chão, mas que quando conheceu o neto, segurou-o no colo e brincou muito com ele. Meu pai também não fala eu te amo, mas eu não duvido nem um pouco do nosso amor. Ele também deve ser a única pessoa que coloca maçã dentro da sopa para fazer uma sopa agridoce.
Meu pai é tudo isso e o que me deixa mais feliz é o fato de que ele é o meu pai! Pai te amo por nós dois, tá?
Um beijo e um abraço carinhoso em todos os pais, não podendo esquecer do meu marido, que é pai das minhas jóias! Feliz dia dos Pais!

Bolo de damasco
Ingredientes:
1 xícara (chá) de damasco seco picado
½ xícara (chá) de leite morno
125gr de manteiga em pedacinhos
1xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ xícara (chá) de coco ralado seco

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma forma de 3cm de profundidade, 16 cm de largura e 25,5 de comprimento.
Coloque o leite em uma tigela e acrescente o damasco. Deixe repousar por 10 minutos.
Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até se tornar um creme claro. Adicione a baunilha e os ovos. Misture bem.Acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, o coco ralado e a mistura de damasco. Mexa delicadamente até misturar os ingredientes.
Coloque a massa na assadeira e leve para assar por 30 minutos ou até que enfiando um palito, esse saia limpo.

Cobertura (não fiz):
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1 ½ colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de coco ralado
Misture o açúcar, o leite, a manteiga e a baunilha em uma tigela resistente ao calor e leve ao microondas por 20 segundos, em potencia média (50%), ou até que a manteiga comece a derreter. Mexa até ficar cremoso, acrescentando mais leite se for necessário. Espalhe a cobertura sobre o bolo e polvilhe com o coco. Corte em fatias e sirva.


A receita é daqui.


2 comentários:

  1. Oi!! Amei seu blog!! pq não faz um feed para assinarmos? Assim fica mais fácil acompanhar as atualizações.

    bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália, fiquei muito feliz por ter gostado do blog. Vou providenciar esse feed, tá?
    Beijinhos doces para você!

    ResponderExcluir