Pudim de pão

Vou começar o post de hoje desejando para nós um Feliz dia das Mães.
Perdoe meu momento egocêntrico mas hoje quero falar de uma pessoa muito importante para mim, minha mãe. Ela é a minha rocha, o meu porto seguro e sabe que eu a amo profundamente.
Também sou mãe e, graças a Deus, todos os dias eu recebo o melhor e maior presente que todas as mães querem ganhar; muitos beijos e abraços acompanhados da frase “você é a melhor mãe do mundo!”
Parabéns a todas as mamães, que o dia de vocês seja repleto de muito carinho, abraços e beijos.
Para a receita de hoje eu escolhi, entre tantas que ela faz divinamente, uma que lembra muito a comidinha da minha mãe.


Pudim de pão


Ingredientes:
2 pães (tipo francês) amanhecidos
500 ml de leite
1 xícara de açúcar
3 ovos

Opcional:
3 colheres (sopa) de uva passas sem semente
2 colheres (sopa) de Vinho tinto do Porto

Faça a calda com ½ xícara (chá) de açúcar levando ao fogo em uma panelinha até derreter e ficar da cor de caramelo claro. Acrescente a água e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Caramelize uma forma de pudim e reserve.
Misture o leite com o restante do açúcar em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Pique os pães em pedaços pequenos e acrescente o leite bem quente. Misture até obter uma massa homogênea e deixe esfriar antes de acrescentar os ovos. Se desejar adicione ao pudim o vinho e as passas e misture bem antes de transferi-lo para a forma de pudim.
Asse em banho-maria por mais ou menos 30 minutos no forno a 190º C.

Fiz essa receita duas vezes e na segunda eu liquidifiquei os pães com o leite morno e em seguida acrescentei os demais ingredientes (exceto as uvas e o vinho). O pudim ficou gostoso das duas maneiras.

2 comentários:

  1. Que lindo esse seu amor por sua mãe, também amo muito a minha. Linda também ficaram as fotos e as receitas.
    Um beijinho.
    Daine

    ResponderExcluir
  2. Olá Daine, fiquei muito feliz com os elogios e com a visita.
    Muito obrigada e um beijão para você!

    ResponderExcluir