Bomba de doce de leite

Confesso que estou com muita saudade de ir para a cozinha e fazer uma comidinha especialmente para vocês, mas como já devem ter percebido em datas comemorativas é uma correria aqui.
Para que essa semana não passe em branco no blog, eu vou postar uma receita de bomba com a massa que fiz para os profiteroles. Ficou deliciosa e agradou em cheio até o meu marido que não é tão fã de bomba e nem de doce de leite.
Um beijinho com muito carinho para todos vocês!


Bomba de doce de leite


Ingredientes:

Para a massa (receita daqui)*:
130 ml de água

130 ml de leite
1 colher (café) rasa de açúcar
1 colher (café) rasa de sal
110g de manteiga
1 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo - 140g
5 ovos

Para o recheio:
Doce de leite pastoso (comprado pronto)

Para a cobertura:
170 g chocolate ao leite
100 g creme de leite.

Despeje a água e o leite em uma panela; acrescente o açúcar e o sal. Misture até dissolver os ingredientes. Adicione a manteiga. Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo com a colher de pau. Quando o liquido ferver, adicione a farinha de trigo e misture energicamente até que a massa se torne lisa e homogênea. Continue a mexer por 2 ou 3 minutos, até que a massa se desprenda da panela e resseque um pouco.
Passe para uma tigela grande. Adicione os ovos, um a um, cuidando para que o primeiro esteja bem incorporado antes de acrescentar o outro. Continue a trabalhar vigorosamente a massa, revolva-a vez por outra; ela estará pronta quando cair formando uma fita.
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga. Despeje a massa da ainda quente em um saco de confeitar com bico perlê bem largo e faça tiras grossas e compridas (fiz uns “canudinhos” de 3 cm de largura por mais ou menos uns 10 cm de comprimento).
Leve ao forno por 15 a 20 minutos. Diminua a temperatura do forno para 180 ºC e deixe assar por mais ou menos 15 minutos ou até ressecarem.
Derreta o chocolate no microondas em potência média de 1 a 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Acrescente o creme de leite e misture bem.
Corte as bombas no sentido do comprimento e recheie com o doce de leite. Cubra com o chocolate misturado com o creme de leite.**
Leve para geladeira até firmar a cobertura e sirva em seguida.

* Dividi a massa para fazer os profiteroles e as bombas então consegui com essa receita 5 bombas. Fiz meia receita da cobertura.
**O modo correto para rechear a bomba é fazer três furos na parte debaixo da mesma e com um saco de confeitar com bico liso preencher o seu interior com o doce de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário