Mousse de chocolate

Eu gostaria muito de ter sobrinhos, na verdade bastaria apenas uma sobrinha. Queria presenciar o seu nascimento, acompanhar o seu crescimento e principalmente ouvir ela me chamar de tia. Não é fofo?
Já fiz planos de como iríamos nos divertir, das férias escolares aqui em casa e de como ela iria gostar de brincar com os meus meninos, mas infelizmente ela não se materializou, hehe.
O meu marido tem 4 sobrinhas e um sobrinho (todos adultos) e uma das meninas (a linda Bruna) é sua afilhada também. Há dias ela estava me falando que gostaria de comer mousse de chocolate. E eu fui procurar uma receita para atender o seu pedido.
Ainda bem que eu tenho um marido que me “empresta” todos os cinco, não é mesmo?

mousse de chocolate



Ingredientes:
350g de chocolate em barra
40g de creme de leite fresco
2 ovos
2 claras
4 colheres (sopa) de rum - opcional
Pique 300g de chocolate e coloque-o em uma panela. Leve-o para derreter em banho-maria, em fogo baixo*. Retire do fogo, junte a manteiga e quando estiver bem dissolvida, adicione as 2 gemas e o rum. Mexa bem e reserve.
Numa vasilha, bata as 4 claras em neve bem firme e misture ao creme de chocolate de baixo para cima, até obter um composto espumoso (aerado). Coloque em 4 potinhos individuais (ou em um único refratário médio) e leve á geladeira por pelo menos 3 horas.
Na hora de servir, raspe o chocolate restante e decore a mousse.




*A receita original diz para acrescentar ao chocolate 3 colheres (sopa) de água. Preferi não fazer dessa forma porque fiquei com receio de não dar certo.
Receita do livro A Grande Cozinha, da Abril Coleções.

4 comentários:

  1. Coisa mais linda essa foto,

    E que gostosa essa mousse,

    Tenho certeza que a querida sobrinha adorou, claro!

    Bom dia,
    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. boa tarde,hummmm, bjs.
    chocolatesdocemel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Unha musse moi rica vese deliciosa e o chocolate perdeme... bicos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Re! Obrigada pelo elogio. Ela me disse que gostou e isso me deixou super feliz. Beijos.

    Jô e Nicki, ♥. Beijos para vocês.

    ResponderExcluir