Ostras Gratinadas

Nas minhas idas ao Mercado Público de Florianópolis sempre saio de lá com um pacote de uma dúzia de ostras. São as ostras do marido pois eu não como.
Ele gosta de ostras gratinadas e então, numa dessas ocasiões que fiz, aproveitei para tirar uma foto e compartilhar com vocês.
Tudo muito fácil: molho branco, muito queijo parmesão e pronto.

ostras gratinadas



Ingredientes:
1 dúzia de ostras

Para o molho branco
½ cebola
3 cravos da índia
1 folha de louro
250 ml de leite
30g de manteiga
30g de farinha de trigo
50 ml de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Para finalizar
Queijo parmesão ralado – usei o Gran Mestri ralado na hora

Pegue a cebola, já descascada e cortada ao meio no sentido do comprimento, coloque a folha de louro em cima e espete os cravos para fixá-la – o nome disso é cebola piqué.
Ferva o leite com a cebola e depois retire a cebola.
Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha. Deixe cozinhar, mexendo sempre, por mais ou menos 2 minutos. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre.  Cozinhe até engrossar.
Coloque o sal, o queijo ralado e misture. Quando estiver esfriado um pouco, adicione o creme de leite e mexa novamente.
Preaqueça o forno a 200 ºC.
Lave as ostras em água corrente. Abra-as e coloque por cima o molho branco*. Finalize com o queijo parmesão ralado e acomode-as em um refratário próprio para ir ao forno
Leve ao forno por 10-15 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido.




* Aqui e aqui tem dicas para abrir as ostras.

Eu geralmente congelo as ostras com o molho branco sem gratinar. Quando vou prepará-las, retiro do freezer e levo diretamente para o forno.

3 comentários:

  1. Ei amore!
    Eu também não aprecio ostras, quem adora é o marido, mas prefere "in natura".
    Gratinadas eu até provo...as suas principalmente...
    E as ostras que comemos aqui no ES vem daí da sua terrinha...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Será q é bom??? hmm minha boca encheu d'água..
    Eu querooo!! rsrsrs

    beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Amadinha, eu também não aprecio ostras. Pura bobagem mas eu não consigo comê-la por causa da sua textura. Beijocas.

    Lidi, o marido diz que é muito bom. Deve ser mesmo porque ele come uma dúzia sozinho, hehe. Beijocas.

    ResponderExcluir