Docinhos de casamento: camafeu de nozes

Pela primeira vez eu fiz camafeu. Fazer o docinho não foi nenhum problema, o bicho pegou na hora de fazer o fondant.
Essa receita é do livro Dona Benta Comer Bem e nele existe uma receita de fondant que eu resolvi testar. Me pergunto até agora: Por quê?
Imaginem a cena; eu com uma panela de calda de açúcar e água em ponto de fio grosso (quente, muito quente) despejando no granito (a receita diz que é para despejar no mármore, mas eu só tenho granito) para poder moldar com uma espátula. Não deu outra, assim que a calda caiu no granito ela esfriou e grudou imediatamente nele e eu fiquei quase 1 hora amolecendo essa calda com um paninho para conseguir limpar o granito. Quase tive um siricutico!
Era melhor eu ter comprado o fondant pronto mas só tinha um pote muito grande.
O meu marido tinha me dito para banhar com chocolate mas eu teimei, né? Acabei usando chocolate mesmo, até porque o camafeu com chocolate é muito mais gostoso. Mas ele banhado no fondant, bem branquinho, fica tão lindinho.
Resolvi passar a receita para vocês que queiram se aventurar no preparo do fondant mas se fizerem bastante docinhos eu acho que é melhor comprar pronto (o fondant). Tem também a receita da Vó Palmirinha, que depois que eu vi fiquei com vontade de chorar. Parece tão mais fácil!

camafeu de nozes


Ingredientes:

1 ½ xícara de chá de nozes trituradas
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (chá) de essência de baunilha
400gr de fondant
Nozes para decorar

Triture as nozes em um processador. Coloque em uma panela a manteiga e o leite condensado. Leve ao fogo e, assim que ferver, acrescente as nozes trituradas; misture em fogo baixo até que o doce se despregue do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha e misture bem. Deixe esfriar.
Unte levemente as mãos com um pouco de óleo (eu apenas molhei as mãos) e molde os docinhos, formando bolinhas ( enrolei como se fosse um croquete). Derreta o fondant em banho-maria.
Mergulhe os docinhos no fondant quente e coloque sobre o papel manteiga para secar.
Decore com metades de nozes enquanto o fondant ainda estiver quente. Assim que os docinhos ficarem firmes e secos, coloque nas forminhas de papel.

Se preferir, acrescente 1 colher (sopa) de chocolate em pó ( na panela junto com o leite condensado e os demais ingredientes) para o camafeu ficar mais escurinho.
Para banhar com chocolate (usei 300g) basta derreter e temperar o mesmo. Caso utilize chocolate fracionado ou hidrogenado não é preciso fazer a temperagem.
Pra pintar as nozes que serão usadas na decoração, eu usei pó Nacarado. 
Rende 28 docinhos.

Fondant:
500g de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de suco de limão

Misture bem a água e o açúcar em uma panela, leve ao fogo e tampe. Ferva tampada por 3 minutos. Retire a tampa e ferva por cerca de 12 minutos até abter o ponto de fio grosso.
Despeje sobre uma pedra mármore e borrife com o suco de limão. Misture com uma espátula de madeira fazendo o movimento de vaivém. A calda irá adquirir uma textura de pasta branca e macia. Teste para ver se consegue modelar a massa. Deixe esfriar e guarde em um recipiente.
Quando for utilizar, derreta o fondant em banho-maria e aplique conforme solicitado na receita. O fondant pode ser colorido com algumas gotas do corante alimentar de sua preferência.

22 comentários:

  1. Ontem mesmo eu comentei com meu marido que estava com vontade de comer camafeus...

    Fêr, sei sim onde é... Ah muito legal saber... qndo precisar já sei a onde encomendar ;)

    Pois é... acho que a Gi não usa Pantene não heheheh

    Vc tem alguma receita de doce sem lactose? Tenho intolerância e nem com o remédio consigo comer... :(

    Beijão e uma ótima semana para vc!!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fer, depois dessa você vai pro céu direto, sem escalas...rsrsrs...
    Nem morta que eu faço fondant, não tenho paciência, prefiro banhar com chocolate.
    Os camafeus ficaram divinos!
    E a captura da doçura, como sempre, de profissional.
    Também sumiram váaaarrriiiooossss coments do meu blog!
    Beijinhos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê! Adorei teu blog! Obrigada pelo coment no meu. Que coincidência da tua mamy também ser de lá e vc nascer em RP, tenho primas e tios lá! Pelo visto tá morando del FLP? Amo essa ilha! Vc é amiga da Carola? Bju grande!

    ResponderExcluir
  4. Estou te seguindo! Bjusss

    www.chefanahypadua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Taí um trem que eu nunca vou me arriscar a fazer...risos... banhar no chocolate só se for fracionado! risos...
    Ficaram lindos viu, parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar, adorei que estivesse seguindo o meu Blog. Agora, passeando pelo seu, achei uma delícia, não só as receitas, que são de encher a boca de água, mas também ao fotos, de encher os olhos, mas gostei mesmo do texto leve, "doce", com que apresenta cada doce. O do camafeu de nozes, muito divertido! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Obrigada pela visita e pelo recadinho. Seu trabalho, além de lindo, é uma perdição! De-lo-ci-o-so!! :)
    Caso queira encomendar, faço-o através deste blog?
    *beijocas*

    ResponderExcluir
  8. Olá, também trabalho com doces só que bem longe de você, no interior de São Paulo acho seu trabalho muito bonito... parabéns

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda vim conhecer o seu blog e gulosa como sou só podia ter adorado e já fiquei seguidora para não perder mais nenhum docinho seu, parabéns,

    beijos de Portugal e da Mariana!!!

    ResponderExcluir
  10. Ai Margarida, me leva também para Portugal? Obrigada minha doce portuguesa. Beijos.

    Nanda, que chato isso. Vou ver se encontro alguma receitinha para fazer em sua homenagem, tá? Beijos.

    Marcela, juro que morro de vontade de te conhecer e você está me acostumando mal com os seus deliciosos comentários. Olha, fazer fondant nunca mais!!!! Traumatizei!

    Anahy, fofa, falei de você para minha mãe. Até passei o seu blog para ela conhecer. Já comi muuuitoo vori vori, rs. Não conheço a Carola pessoalmente mas só de saber que ela é da terrinha como eu, já simpatizei. Ela é fofa também. Você tem razão Floripa é um paraíso. Como diz o hino: jamais a Natureza reuniu tanta beleza, jamais algum poeta teve tanto pra contar...
    Beijos para você.

    Fla, obrigada! Não se arrisque a fazer não, dá pesadelos depois, rs. Eu já fiz muito ovo de Páscoa então temperar o chocolate é bem tranqüilo. Só demora mais para secar. Beijos e beijos.

    Helena, a senhora tem coragem de falar coisas que muitas pessoas gostariam de dizer. Tem sabedoria e um talento enorme para escrever. Fiquei muito honrada de saber que gostou do meu blog. Muito obrigada.

    Lu, o seu trabalho é lindo e não poderia deixar de elogiar.
    Os doces da Especiarias estão no www.especiariasdoces.com.br.
    Muito obrigada pela visita e pelo elogio. Aparece sempre na minha cozinha, tá?
    Beijoquinhas para você também.

    Lara, trabalhar com doces é literalmente uma delícia, né? Obrigada pela visitinha e um beijinho doce para você.

    Ai Paulinha, que linda você é! Obrigada pela companhia e já estou indo visitar Portugal através do seu blog. Beijos brasileiros para você!

    ResponderExcluir
  11. Adoro camafeus mas tem que ser branquinhos, com cobertura de foundant..senao viram simples bombons de nozes, concorda?rsrs

    ResponderExcluir
  12. Oi anônimo, seja bem-vindo. Concordo com você, mas infelizmente eu não consegui fazer o fondant e comprar 1kg de fondant pronto para banhar apenas 28 docinhos seria um desperdício, não é?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Fernanda,
    Acabei de te conhecer pelo blog da Vivianne Pontes e já estou amando muito tudo que vi aqui. Obrigada pela sua generosidade em partilhar tanta coisa linda!
    Olha, aqui em casa a gente faz uma receita de fondant que, mesmo quando não dá muito certo, não chega a dar muito errado. O segredo é colocar glucose de milho. Só água com açúcar não rola, mesmo com as gotinhas de limão espalhadas no mármore/granito.
    Muita pretensão minha querer te passar receita, por isso vou me abster de pagar esse mico aqui nos comentários. Se te interessar, me mande um e-mail: mbgimenez@uol.com.br
    Vale a pena, viu? Esses fondants comprados às vezes têm um leve gosto de papelão...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Marta, obrigada minha flor. Estou aqui partilhando os meus erros e acertos e acho uma delícia conhecer pessoas novas como você,
    Nossa Marta, pretensão nenhuma. Quem sou eu para achar isso? Adoraria essa receita de fondant porque a minha foi um fracasso total! Sabe que eu nunca comprei fondant pronto? Na verdade eu nunca usei fondant para banhar docinhos.
    Beijos enormes para você.

    ResponderExcluir
  15. Oi, olha para o fondant, basta usar açúcar de confeitero impalpável e pouquíssimo leite ate formar uma pasta grossa. Depois leve em banho maria por uns 5 minutos e pronto. Não tem erro gente. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seja bem-vinda (o)!
      eu só fiz fondant duas vezes e nunca mais, hehe. A primeira é essa que deu tudo errado e a segunda deu certo.
      Legal a sua dica, não sabia disso. Eu já fiz essa caldinha para cobrir bolo (mais ralinha, do tipo que escorre nas laterais), mas nunca pensei em fazer mais grossinha para cobrir os camafeus.
      Bacana dividir isso com a gente!
      Muito obrigada!!
      Beijos.

      Excluir
  16. Como sou inexperiente, uma massa de duas receitas minha de camafeu passou do ponto, só percebi quando esfriou e fui enrolar, você tem alguma dica pra amolecer ou amaciar essa massa? Não gostaria de perde-la, socorro rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Coloca um pouquinho de creme de leite (de caixinha, pois é mais espesso) na panela junto com a massa do camafeu. Mexa até misturá-los por completo. Eu não sei te informar a quantidade exata, pois eu teria que ver o ponto da sua massa. Vai colocando aos poucos, tá? Eu faço o seguinte: Junto o creme de leite com o doce e levo ao fogo, em banho-maria, e vou misturando até perceber que ficou com a consistência exata. Espero que dê certo! Um abraço!

      Excluir
    2. Segui a receita mas ao invés de colocar na pia, há muitos anos atras uma professora Do Sesi pediu para bater a calda na batedeirs, mas infelizmente não consegui a cor branquinha como com os fondants comprados. Abração.

      Excluir
  17. Olá! Na descrição do foudant, o tempo de cozimento está correto? No total são 15 minutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Segundo o livro o tempo é esse. Mas eu não obtive sucesso com ela. Aconselho tentar outra receita de fondant ;)
      Um abraço.

      Excluir
  18. Olá! Na descrição do foudant, o tempo de cozimento está correto? No total são 15 minutos?

    ResponderExcluir