domingo, 28 de fevereiro de 2010

Suflê de queijo e goiabada

Sabe aquele dia em que você acha que vai comer uma coisa muito gostosa e quando ela sai do forno quentinha e cheirosa você tem uma decepção na primeira mordida? Pois isso aconteceu comigo esta semana. Fiz um rocambole salgado, que só pela foto na revista já dava água na boca, mas... Bom, pra terminar a massa não levava sal (coloquei por conta porque achei bem esquisito) e o recheio ficou tão ácido por causa da colher monstruosa de vinagre que a receita pedia. :(

Para dar uma animada peguei o meu livro e escolhi uma receita que leva dois ingredientes, cuja combinação eu amo: queijo e goiabada.

suflê de queijo e goiabada

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol - 30gr *
4 colheres (sopa) de farinha de trigo -30gr
1 xícara (chá) de leite -240 ml
3 ovos -150gr
1 xícara (chá) de queijo-de-minas fresco em cubos pequenos -160gr
1 xícara (chá) de goiabada em cubos pequenos -250gr
2 colheres (sopa) de farinha de rosca -20gr **

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em uma panela, polvilhe a farinha de trigo e doure-a. Aos poucos adicione o leite e cozinhe até obter um creme homogêneo. Retire do fogo e, ao amornar, misture as gemas. Cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo.
Misture as claras em neve, o queijo e a goiabada. Distribua em 4 assadeiras para suflê (com capacidade para 250 ml cada uma) untadas com o azeite de oliva restante e polvilhadas com a farinha de rosca.
Leve ao forno por 35 minutos ou até o suflê dourar. Retire do forno e sirva imediatamente.

* Se preferir use manteiga ou margarina no lugar do azeite, apenas tome cuidado para não colocar demais.

** untei a fôrma com manteiga e açúcar.

Como eu fiz a receita original, não sei qual a quantidade correta para a substituição. Eu esperei o creme esfriar para misturar as claras.


Fonte: Livro 365 receitas fáceis com Azeite de Oliva Espanhol.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Donuts

Confesso que não sou muito fã dos Simpsons, mas aquela rosquinha cor de rosa na capa do DVD me parecia tão apetitosa. 
Havia feito donuts somente uma vez e a cobertura foi de chocolate, então essa era mais uma desculpa para um repeteco e criar uma rosquinha parecida com a do Homer.

donuts


Ingredientes:

Primeira receita.
500gr de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico para pão (30g)
1 xícara (chá) de leite morno
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (café) de sal
2 ovos
Óleo para fritar

Misture o fermento com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Adicione ¼ de xícara (chá) do leite e cubra com um pano limpo. Deixe descansar por dez minutos. A parte, ponha o restante da farinha em uma tigela grande. Adicione o açúcar, a margarina, o sal, os ovos e o fermento reservado. Misture bem e junte o restante do leite. Sove a massa por um minuto, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa com um rolo e corte-a com um cortador grande e o centro com um menor. Frite os donuts em óleo quente, escorra e reserve.

Segunda receita.
425g (3 ¾ xícaras) de farinha branca forte
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de leite em pó
1 ¼ colher (chá) de fermento seco instantâneo
2 ovos batidos
175 ml (3/4) xícara de água
Óleo para fritar

1-Misture a farinha, o sal, o açúcar e o leite em pó e o fermento em uma tigela. Acrescente os ovos batidos, e, gradualmente junte a água morna suficiente para formar uma massa macia.
2-Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com plástico filme besuntado com óleo e deixe em local quente para crescer por uma hora até que a massa fique com o dobro do tamanho.
3- Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada e sove bem por 5 minutos. Abra a massa com um rolo até ficar com 1 cm de espessura, e corte em círculos, usando um cortador de massa de 7 cm de diâmetro. Use o dedo para fazer um buraco no centro. Com cuidado coloque os donuts em assadeiras untadas, deixando bastante espaço entre eles, para que cresçam.
4- Sove as sobras de massa e continue abrindo e cortando até o fim. Cubra os donuts com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar. Deixe em local quente para crescerem por 30 minutos, até crescerem pela metade novamente.
5- Encha uma panela grande pela metade com óleo e aqueça a 180º, ou até que um cubo de pão produza um chiado ao entrar em contato com o óleo. Com cuidado, coloque os donuts no óleo quente, um por um, até que fiquem 3 na panela. Frite por 1 a 2 minutos até começarem a dourar, depois vire e frite até os dois lados ficarem dourados.
6- Com cuidado, retire os donuts do óleo com uma escumadeira, e coloque-os em um prato forrado com papel toalha. Continue fritando os donuts até o último.

Para fazer na máquina de pão:
Tire a forma da maquina, encaixe o batedor e coloque os ovos e a água fria dentro da máquina. Com uma colher, coloque a farinha por cima, depois o sal, o açúcar e o leite em pó. Faça um pequeno furo no centro da farinha e coloque o fermento dentro dele.
Insira a forma na máquina. Feche a tampa e selecione o programa de massa ou massa básica. Aperte o botão “Iniciar”.
Ao final do programa, retire a forma de dentro da máquina, coloque a massa sobre uma superfície levemente enfarinha e continue a partir do passo 3.

Sugestões de cobertura:
Açúcar e canela
75g (1/3 xícara) de açúcar refinado
¾ colher (chá) de canela em pó
Misture o açúcar e a canela e polvilhe sobre os donuts

Ganache de chocolate
100g de chocolate em barra
100g de creme de leite

Derreta o chocolate no microondas em potência média, misture o creme de leite e coloque sobre os donuts.
Se desejar use chocolate branco e tinja com corante alimentício (próprio para chocolate) ou faça a cobertura utilizando açúcar de confeiteiro e leite, como esta daqui (substituí a água de rosas por essência de baunilha).


* A primeira vez que fiz donuts eu usei a primeira receita, tirada da AnaMaria Receitas (edição de 4 de março de 2002). Já os donuts da foto foram feitos com a segunda receita tirada do livro O livro dos pães (Sara Lewis) Larousse. Postei as duas receitas, mas na minha opinião a massa da primeira ficou mais macia.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pudim de laranja e coco

Acho que em toda a minha vida eu só pulei um carnaval. Foi quando eu tinha mais ou menos cinco anos de idade, no Paraguai.
Lembro que a minha mãe passou o dia costurando uma fantasia para a minha prima e não deu tempo de costurar uma para mim.
Ela criativa do jeito que é, amarrou uns panos e fez minha fantasia em 15 minutos e lá fui eu para o meio do salão!
Como dizem o pessoal aqui do Sul: Guria, eu não sei o se foi no quesito criatividade na fantasia ou se foi o remelexo mesmo, só sei que ganhei nota 10! O primeiro lugar do concurso! Sai de lá com uma boneca maior do que eu e toda feliz.
Para acompanhar essa sessão nostalgia, nada como um pudim que pela combinação de laranja e coco, ganhou nota 10 também. Não fui tão criativa como a minha mãe, por isso a receita é da Nestlé mesmo.


Pudim de laranja e coco


Ingredientes

Calda
1 xícara de açúcar

Pudim
1 lata de leite moça -395gr
Meia medida (da lata) de suco de laranja
Meio vidro de leite de coco -100ml
1 pacote de coco ralado pequeno -50gr
4 ovos

Calda: em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim: em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na forma reservada. Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

* Passe nas laterais e no furo central da forma uma faquinha de legumes ou uma espátula de bolo para fazer com que ele se solte da forma. Eu achei que poderia ter um gostinho mais forte de laranja, então da próxima vez eu diminuo um pouco o leite de coco e coloco um pouquinho mais de suco de laranja ou talvez raspas da laranja.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Bom-bocado

Estou para conhecer uma pessoa que gosta de coco tanto quanto o meu marido. Há tempos eu prometi para ele fazer o tão pedido bom-bocado, e a receita escolhida foi de um livro Doces Brasileiros e Azeite de Oliva Espanhol. Ela é bem diferente das outras que tenho visto por aí, pois leva farinha de arroz no lugar da comum e azeite no lugar da manteiga. Quando fomos experimentar é que me dei conta que não era bom-bocado que ele queria, mas sim queijadinha (coco e queijo meia cura ralado). Essa fica para a próxima então.

Bom-bocado

Ingredientes
3 ovos -150gr
1 lata de leite condensado -395gr
4 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Espanhol -40gr
½ coco ralado -150gr
½ xícara (chá) de farinha de arroz -60gr

Coloque as claras na batedeira e bata até ficarem com pontos firmes. Junte as gemas, uma a uma, e continue a bater até que não tenham mais cheiro.
Acrescente o leite condensado, aos poucos, o Azeite de Oliva Espanhol e o coco e misture delicadamente. Por fim, adicione a farinha de arroz, peneirada.
Misture e despeje a massa em forminhas de papel e, essas, dentro de forminhas de empada.
Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos eu até que, enfiando um palito, esse saia limpo.

Rendimento: 9 bom-bocados – eu consegui 12



Fonte: Doces Brasileiros e Azeite de Oliva Espanhol



domingo, 7 de fevereiro de 2010

Salada de frutas em aquarela

A semana inteira sofremos com o calor e hoje não está diferente dos outros dias. Confesso que a vontade de ir para a cozinha é quase mínima mas, quando vi esta receita na revista Prazeres da Mesa, a preguiça passou rapidinho. A receita é tentadora, pena que não consegui encontrar os mangostins e nem as framboesas, pelo menos tinha as mangas! :)
Fiz uma adaptação e coloquei muitas frutas picadas e sorvete de morango.
Ficou uma delicia, perfeita para refrescar esse dia tão quente.

Salada de frutas em aquarela


Ingredientes (receita original):
3 mangas maduras
12 framboesas
2 mangostins
Sorvete de coco
Outras frutas a gosto

Descasque as mangas e corte-as em cubos. Coloque em uma panela e cubra com água. Cozinhe por cerca de uma hora, em fogo brando. Bata e coe. Leve ao freezer até estar bem gelada. Coloque em pratos, distribuas as frutas e uma bola de sorvete pequena.


Fonte: revista Prazeres da Mesa, número 25, junho de 2005.