Bolinhas energéticas de amendoim


Eu conheci esse tipo de docinho folheando uma revista da Donna Hay. Não é algo que faço com frequência, mas poderia, pois é saudável, super fácil de preparar e acaba com aquela vontade de comer um docinho depois do almoço (assim não comeria mais besteiras).  O problema é que não dá para conservar por muito tempo e não vai fazer bem comer uma quantidade tão grande só para não deixar estragar. Já tentei congelar, mas não gostei muito do resultado.

Se acomodá-los em uma embalagem bem bonita, torna-se uma ótima sugestão de presente para alguém que gosta de um docinho mas tem uma alimentação mais natural.

Dá para variar e usar outro tipo de oleaginosas e pastas, inclusive na receita da revista que citei era utilizado tahine no lugar da pasta de amendoim. Não achei muito bom, mas isso vai da preferência de cada um.

Ingredientes:

150g de amendoim torrado e sem sal

100g de tâmaras desidratadas e sem caroço

2 colheres (sopa) de pasta de amendoim

2 colheres (sopa) de cacau em pó 

1 colher (chá) de extrato de baunilha

cacau em pó para cobertura


Modo de preparo:

Coloque as tâmaras em um recipiente e cubra com água filtrada. Leve à geladeira e deixe-as hidratando por aproximadamente 12 horas.

Retire as tâmaras da água e reserve o líquido.

Em um processador, coloque o amendoim, a pasta, o cacau, o extrato e as tâmaras. Bata tudo até formar massa homogênea.*

Com uma colher (chá) pegue uma pequena porção da massa , faça uma bolinha e passe-a no cacau. Repita o procedimento até acabar toda a massa.  


Rendimento: aproximadamente 22 bolinhas


*Caso a mistura esteja muito seca, acrescente um pouco da água que foi utilizada para hidratar as tâmaras. Recomendo acrescentar uma colher (sopa) por vez até que a massa fique no ponto para enrolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário