Camarão com batata

Vou confessar que não são os malefícios que o consumo de fritura fazem para o nosso organismo que me impedem de prepará-la. O maior problema é a sujeira que a mesma produz em minha cozinha. Vergonhoso, eu sei. Mas para que mentir, não é mesmo?
Quem tem que limpar um fogão respingado de óleo e passar um paninho com Mr Músculo desengordurante na cozinha inteira, sabe do que eu estou falando. Viram, aqui também rola um jabá gratuito ;)
Li no livro da Annie Bell que esse prato de camarão e batata, que parece fritura mas é assado, poderia ser considerado saudável e que a batata tinha um encanto indescritível e era crocante nas bordas. Ela tem razão: as batatas são demais! Acrescentei algumas folhinhas de alecrim na receita porque eu adoro essa combinação.
Os camarões são realmente bons. Lógico que não são iguais aos fritos por imersão, mas são repletos de sabor. Experimente pingar gotas de limão siciliano sobre eles para deixá-los ainda mais gostosos.


Ingredientes:

Camarão
200g de migalhas de pão integral – substituí por panko
350g de camarão-rosa ou tigre
Farinha de trigo para empanar
2 ovos batidos
Azeite
Tempero a gosto – usei apenas sal e pimenta-do-reino
Salsinha grosseiramente picada e metades de limão para servir

Batata
1,2 kg de batata grande descascadas
Raspas da casca de 1 limão
Azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de suco de limão
40g de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo: 
Preaqueça o forno a 220 °C. Coloque uma fina camada de migalhas de pão em uma assadeira e leve ao forno por 6-8 minutos, até estar levemente dourado. Retire do forno e deixe esfriar.
Corte as batatas, no sentido do comprimento, com 1 cm de espessura e, em seguida, corte-as em fatias grandes. Arranje-as em uma assadeira com cerca de 38 cm x 25 cm e junte as raspas de limão. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e o suco de limão. Espalhe a manteiga e tempere. Cubra a assadeira com papel-alumínio e asse por 20 minutos. Solte as fatias de batata com uma espátula, dê uma mexida e asse-as, descobertas, por mais 30-35 minutos, até ficarem douradas e caramelizadas, mexendo na metade do tempo de cozimento.
Ao final do cozimento da batata, seque os camarões em papel toalha. Amasse as migalhas de pão entre os dedos em uma tigela rasa para quebrar eventuais pedaços grandes. Junte um pouco de tempero e 4 colheres (sopa) de azeite até que as migalhas fiquem uniformes e levemente recobertas. Coloque a farinha de trigo e o ovo batido em tigelas separadas.
Passe os camarões na farinha de trigo um pouco por vez. Mergulhe-os no ovo e depois nas migalhas de pão e coloque-os numa assadeira grande, ligeiramente afastados um do outro. Asse os camarões por 6-7 minutos, até ficarem crocantes e levemente dourados. Polvilhe a salsinha e sirva imediatamente, acompanhados pelas metades de limão.

Rende 4 porções.
Receita do livro Jantar - simples, prático e delicioso, de Annie Bell. Editora Larousse.

2 comentários:

  1. Raramente como fritos mas há coisas que só mesmo fritas é que são boas.
    Esse camarão e a batata tem um aspecto divino, adorei
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São! Eu também evito frituras, mas, de vez em quando, caio em tentação :(
      Apesar de não serem fritos, esses camarões ficaram bem saborosos. Agora, a batata... Nossa, essa sim ficou espetacular!
      Uma semana bem doce para você.
      Beijinhos,
      Fernanda.

      Excluir