Panquecas alemãs

Comentei hoje com o meu marido que as mulheres alemãs devem ser excelentes cozinheiras. Por Deus, estou tentando fazer uma cuca, ou Kuchen pra ficar mais bonitinho, e ando sofrendo para conseguir. Quando acontecer esse milagre eu irei postar aqui, tá?
Depois de três decepções (com as cucas alemãs) eis que encontro uma receita de panqueca alemã. Pensei que seria moleza mas as danadas me deram um trabalho... Nunca havia tido problemas em fazer panquecas. Até recomendo que a frigideira seja antiaderente porque se não for, a massa não sai nem por decreto.
Enfim consegui fazer e achei a massa deliciosa. Quem não quiser fazer a calda de morangos pode usar geléia comprada.


panquecas alemãs


Ingredientes:

Para a massa:
8 ovos com gemas e claras separadas
½ xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de manteiga derretida

Para a calda:
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
350gr de morangos batidos

Para acompanhar:
3 e ½ colheres (sopa) de licor de laranja
1/3 de xícara (chá) de amêndoas cortadas em lascas e torradas
¼ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro*
10 bolas de sorvete
150gr de morangos

Faça a massa: bata as gemas com metade do açúcar até obter uma mistura clara e espessa. Junte a farinha de trigo e continue batendo. Ferva o leite com a manteiga derretida e acrescente à massa. Em um outro recipiente, bata as claras em neve. Coloque o restante do açúcar e bata até obter picos firmes. Adicione essa mistura à massa e misture. Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e despeje uma concha de massa. Vire quando estiver firme e deixe dourar também do outro lado. Repita a operação para toda a massa.
Faça a calda: leve o açúcar e a água ao fogo. Mexa até dissolver completamente. Acrescente os morangos batidos e dê uma leve fervura. O ponto da calda deve ser de bala mole. Para isso, pingue um pouco da calda em uma xícara (chá) de água fria. Com os dedos, deve ser fácil fazer uma bolinha com ela. Dobre um crepe ao meio e coloque em um prato de sobremesa. Regue com a calda de morango e flambe com o licor. ** Finalize com as amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o sorvete. Decore com os morangos.

A receita diz que rende 10 porções, mas eu fiz meia receita e consegui 6 panquecas.
* não usei
** para flambar, coloque a bebida em uma concha e leve à chama do fogão. Espere surgir uma chama sobre a bebida. Depois, despeje-a sobre o prato.

Receita do livro A Cozinha Regional Brasileira, da Abril Coleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário