Pavlova de chantilly, pêssego, kiwi e uva e agradecimentos

Fiz essa Pavlova para agradecer as centenas de acessos que a Especiarias teve no último post, recebi muitos e-mails carinhosos de pessoas que eu não conhecia e que hoje tenho um sentimento muito especial por elas. Quando comecei esse blog não imaginava que tão cedo pessoas de várias partes do Brasil pudessem conhecê-lo. Pessoas de Brasília, Campinas, São Paulo, da minha saudosa Ribeirão Preto, Serrana, da linda Floripa que me acolheu de braços abertos, Chapecó e várias outras cidades... Muitíssimo obrigada!Essa Pavlova é super fácil de fazer, o problema é assá-la sem que fique corada. Para isso a temperatura do forno não deve ultrapassar 150ºC. Como a temperatura mínima do meu forno é 180ºC, eu não pré-aqueci e a cada 4 minutos eu desligava e deixava-a assando e depois ligava novamente e assim foi até ficar pronta. Se a temperatura do seu forno for mais baixa, melhor, porque ela irá ficar mais bonita.

Pavlova de chantilly, pêssego, kiwi e uva

Ingredientes:
3 claras grandes
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de vinagre
1 colher (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 kiwi descascado e cortado em pedaços pequenos
1 xícara de uva lavada
½ lata de pêssego em calda

Pré-aqueça o forno em 150ºC.
Bata as claras até obter picos moles. Junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até formar picos firmes. Adicione o vinagre e o amido de milho e bata.
Forre uma forma com papel manteiga e marque um circulo de 29 cm de diâmetro.*
Preencha todo o circulo demarcando com o merengue, leve ao forno baixo por 50 minutos ou até que o suspiro esteja firme. Deixe o suspiro esfriar dentro do forno desligado. Depois de frio transfira-o para um prato de serviço.
Bata o creme de leite com as 3 colheres de açúcar em ponto de chantilly. Cubra o suspiro com o chantilly, arrume as frutas por cima e sirva.
Rende 4 porções.

* fiz duas pavlovas de 10 cm de diâmetro cada e 4 com 5 cm de diâmetro com essa mesma receita. Preferi fazer dessa maneira por causa da temperatura do meu forno, assim elas ficaram assadas e não ficaram tão coradas. Você pode usar frutas de sua preferência.
A receita e o modo de preparo da Pavlova são da revista
Claudia Comida e Bebida, junho de 2009.

3 comentários:

  1. Fernanda estou apaixonada pelo seu blog e tive a felicidade de provar seus divinos cupcakes. Quero te dar uma sugestão. Que tal colocar uma tabelinha de preço no seu blog?
    Eu fiquei com um gostinho de quero mais desse cup de laranja na boca! Divino

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse post da coelhinha. sempre passo por aqui para saber das novidades, estão lindas as fotos dos produtos e das receitas.Fiz para a minha filha o seu bolo de laranja e ficou muito fofinho.
    também concordo com a Patrícia, coloca uma tabelinha!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Patrícia e Andressa, fico muito feliz que estejam gostando do blog.
    Com relação à tabela de preço, eu optei por não colocar pois a maioria das minhas clientes adquire os produtos para dar de presente. Na minha opinião fica muito chato você saber quanto a pessoa gastou com o mesmo. Mas quem tiver alguma dúvida é só mandar um e-mail para: especiariasdoces@hotmail.com que eu envio a tabela completa e outras informações que desejarem.
    Um abraço e continuem me visitando!
    Fernanda.

    ResponderExcluir