Cheesecake de chocolate


Mais uma receita de cheesecake, mas eu tenho uma explicação, tá? Eu saí para comprar cream cheese para a receita anterior e cada potinho estava custando por volta de R$ 4,00 por 150g. Eu precisava de 1 kg. Só pensa no custo! 
Peguei os potinhos como se estivesse carregando ouro e eis que, quando vou caminhando em direção a fila do caixa, eu vejo um pote de 3,6 quilos de cream cheese por R$ 20,00. Na hora o meu marido pegou o pote e disse: Leva!!!! Eu tentei argumentar que era uma quantidade absurda, mas ele me respondeu dizendo que eu deveria fazer um monte de cheesecake. Enfim, concordei. 
Cheguei em casa e mandei ver.

Ingredientes:
900g de cream cheese
190g de açúcar 
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
200g de chocolate escuro, grosseiramente picado

Para a base
200g de biscoitos digestivos –substituí por Oreo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
150g de manteiga sem sal, derretida

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 150 °C. Forre o fundo de uma forma de 23 cm de diâmetro com papel manteiga e cubra as laterais com papel alumínio para que não entre água quando estiver assando.
Em um processador, triture os biscoitos até formar uma farinha bem fina. Ainda com o processador ligado, despeje lentamente a manteiga derretida. Retire do processador essa mistura e coloque-a na forma. Pressione bem com a palma da mão ou com as costas de uma colher até cobrir toda a base. Leve para refrigerar enquanto prepara o creme.
Coloque o cream cheese, o açúcar e a baunilha no bowl da batedeira e, utilizando um fouet ou o batedor tipo “raquete” da batedeira, bata em velocidade lenta até obter uma mistura lisa e cremosa. Com a batedeira ainda ligada, adicione os ovos, um de cada vez. Certifique-se de raspar as laterais do bowl sempre que precisar.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, tomando cuidando para não deixar queimar. Coloque um pouco do creme no chocolate derretido e misture delicadamente. Despeje essa mistura no creme restante e mexa até ficar homogêneo. 
Retire a base do cheesecake da geladeira e despeje o creme por cima. Em uma assadeira maior, coloque a forma do cheesecake dentro. Preencha a assadeira com agua até atingir a sua metade. Leve o cheesecake para assar por 40-50 minutos, verificando regularmente após 40 minutos para se certificar que não está queimando. Teste sacudindo a forma – o recheio deve tremer levemente.
 Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar dentro dele, depois cubra-o com papel filme (tome cuidado para não encostar no creme) e leve-o para refrigerar antes de servir.
Se desejar, prepare uma calda de chocolate para cobrir o cheesecake. 

Rendimento: 10-12 fatias.
Receita do Livro the hummingbird bakery cookbook

Nenhum comentário:

Postar um comentário