Chia pudding com caramelo de tâmaras


Primeira receita do ano e com ela vem o desejo de uma mudança alimentar. Comecei a prestar atenção aos sinais que o meu corpo anda emitindo. Não tenho mais 20 anos e, como diz o meu irmão, estou ficando crocante, principalmente o joelho que anda fazendo crec quando me movo rapidamente.  É a minha saúde cobrando anos de uma alimentação rica em açúcar e uma vida sedentária. Comecei a buscar por receitas que priorize ingredientes mais naturais, como esta de hoje.
Acreditem: ficou maravilhosa! Sem glúten, sem lactose e cheia de sabor. 


Ingredientes:
250 ml de leite de coco*
50g de chia
20g de cacau em pó
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de extrato de baunilha - opcional
110g de tâmaras secas e sem caroço
Água o suficiente para hidratar as tâmaras e preparar o caramelo – usei 130 ml
Nozes e raspas de chocolate 70% cacau para decorar - opcional

Modo de preparo:
Coloque as tâmaras de molho na água e leve à geladeira por no mínimo 8 horas.
Em um bowl, misture o leite de coco com o cacau. Misture bem para dissolver o cacau por completo. Acrescente o mel, o extrato de baunilha, a chia e mexa. Distribua essa mistura em 2 taças e leve para gelar por aproximadamente 6 horas.
Retire as tâmaras da geladeira e coloque-as no liquidificador juntamente com a água do molho. Liquidifique até que a mistura fique homogênea.
Distribua o caramelo entre as taças e, se desejar, sirva com nozes picadinhas e raspas de chocolate.

Rendimento: 2 porções.


Receita original aqui e caramelo de tâmaras daqui.
* Eu mesma preparei o leite de coco, não utilize o industrializado porque ele é muito espesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário