Cheesecake de limão siciliano com mirtilo e framboesa


Hoje, ao escrever esse post, meu pensamento voou longe.
Lembrei de muitas coisas que já me aconteceram e que me trouxeram até aqui. Há 14 anos atrás eu comecei uma história com a gastronomia. Tinha um prazer imenso por cozinhar, principalmente doces. Por conta disso fui parar na faculdade de gastronomia e abri meu primeiro atelier de doces. Passados alguns anos eu abri uma loja de bolos e acabei encerrando as atividades. Me frustrei muito e comecei a questionar sobre o que eu queria fazer futuramente e o por que desse tempo perdido. Conversando com uma pessoa, ela me disse que eu me apegava muito as coisas ruins e que eu deveria levar comigo só as coisas boas. Na hora foi difícil compreender.
Hoje trabalho com fotografia de comida e food styling e, ouvindo um professor, no curso de fotografia, falando sobre a importância de ter uma boa formação na área a fim de melhorar uma imagem, compreendi que o caminho percorrido foi necessário.
Ah, outra coisa que mudou durante esses anos foi a minha paixão por cozinhar. Estou em uma fase da vida que ando sem vontade. Cozinho todos os dias por obrigação e não por prazer. Acreditem ou não, mas os posts aqui são feitos com o intuito de praticar a fotografia e não mais para testar as receitas.  Comer eu continuo gostando da mesma que forma que antes, não mudou nadinha. 😁
Bom, mudando de assunto, eu já fiz um cheesecake desse mesmo livro mas resolvi que já estava na hora de preparar outra receita do Eric Lanlard. Na realidade o cheesecake foi levemente modificado; o que era para ser Manhattan acabou virando cheesecake de limão siciliano com mirtilo e framboesa e foi servido com um curd de limão siciliano que eu já preparei aqui.


Ingredientes:

Para a base
75g de manteiga sem sal, mais o suficiente para untar a forma
300g de biscoito maisena triturado

Para o recheio
1 kg de cream cheese (o mais seco possível)
250g de açúcar + 2 colheres (sopa)
3 colheres (chá) de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de essência de baunilha
Raspas da casca e suco de 1 limão siciliano
3 ovos grandes
300 ml de creme de leite azedo
100g de mirtilo
100 de framboesa

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte o fundo e as laterais de uma forma de aro removível de 24 cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga.

Para a base
Derreta a manteiga em uma panela media e incorpore o biscoito maisena triturado. Pressione bem para recobrir todo o fundo da forma preparada. Leva para assar em forno preaquecido por 10 minutos. Deixe esfriar sobre uma grande enquanto prepara o recheio.

Para o recheio
Aumente a temperatura do forno para 220 °C.
Em um processador, misture os mirtilos e as framboesas com 2 colheres (sopa) açúcar. Se desejar, passe o coulis em uma peneira para retirar as sementes. Reserve
Bata o cream cheese na batedeira na velocidade média-baixa, por uns 2 minutos, até ficar cremoso. A seguir, junte o açúcar aos poucos e depois a farinha. Continue batendo, enquanto adiciona a baunilha, as raspas da casca e o suco de limão. Acrescente os ovos, um a um, e incorpore o creme de leite azedo, até obter um creme homogêneo, volumoso e aerado.
Despeje metade do recheio na forma com a base e distribua metade do coulis e, com um palito, fazendo movimentos circulares, mescle os dois.
Repita o procedimento com o restante do creme de queijo e do coulis. Leve para assar por 10 minutos, então, abaixe a temperatura do forno para 140 °C, e deixe assar por mais 25 minutos. Teste sacudindo a forma – o recheio deve tremer levemente. Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar por 2 horas, sem abrir a porta. O cheesecake pode rachar levemente ao esfriar. *





Serve de 10-12 pessoas.
Receita do Livro Feito em Casa, de Eric Lanlard. Ed. Larousse.

*Assei o cheesecake em banho-maria. Para isso, cobri as laterais e o fundo da forma, envolvendo-a bem em papel alumínio. E importante tomar cuidado para a água não entrar dentro da forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário