Muffins de pera, iogurte e chia


Ultimamente tenho buscado bastante por receitas mais saudáveis, que priorizem ingredientes integrais e que, ao mesmo tempo, sejam fáceis de preparar. Encontrei esta daqui e fiz pequenas modificações para deixa-la ainda mais gostosa (minha opinião!). Tenho certeza que diminuí bastante a quantidade de óleo, mas eu não me recordo a quantidade que usei. Por esse motivo postei desta forma.
Existem receitas que devemos seguir à risca, como é o caso dos macarons, mas, em contrapartida, existem outras que podemos modificar e dar a ela o nosso toque pessoal.
Estes muffins ficaram deliciosos e bastante úmidos. Fiz uma fornada deles e congelei para facilitar o meu dia a dia.

Ingredientes:
165g de farinha de trigo
165g de farinha de trigo integral
150g de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de chia – mais um pouco para polvilhar
30g de castanha do Pará - mais um pouco para polvilhar
3 ovos ligeiramente batidos
170 ml de óleo
100g de iogurte grego
1 colher (há) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 peras descascadas e picadas em cubinhos

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, a chia, a canela e a castanha. Faça um buraco no centro e adicione os ovos, o iogurte, o extrato de baunilha, o óleo e o fermento. Com uma espátula, misture até ficar homogêneo. Acrescente as peras e misture delicadamente.
Distribua a massa em forminhas de muffins, devidamente forradas com forminhas de papel. Polvilhe os muffins com um pouco de chia e castanha.
Leve para assar por 20-25 minutos.

Rendimento: 12 unidades.



4 comentários:

  1. Olá querida, esta receita tem tudo que eu e marido gosta.Frutos secos ,canela...Muito obrigada por partilhar, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Seu marido tem bom gosto! Acho que ele irá gostar desses muffins.
      Beijo doce para você.

      Excluir
  2. Há recitas que resultam mesmo só "a olho" mas há outras que até seguindo à risca a recita saem mal...Enfim a pastelaria é uma ciência difícil.
    Estes muffins resultaram na perfeição!!!
    Beijinhos
    Ana Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Nem te conto sobre a minha saga em busca dos macarons perfeitos :( Já tentei de tudo, fiz até 2 cursos e não consigo.
      Beijinhos açucarados.

      Excluir