Muffin de milho e bacon

Gente, sério: Façam!
Eu adorei muito esse muffin bem fofinho e salgado.
Foi a primeira vez que eu preparei uma receita do chef Curtis Stone e fui agradavelmente surpreendida pelo resultado.
Quem gosta de cozinhar sabe que muitas vezes adquirimos um livro de gastronomia e em seguida mais outro e outro... e fica difícil até escolher uma receita para preparar, tamanha a quantidade de opções gostosas que temos.
Esse livro é um exemplo claro disso; comprei há tempos e acabei demorando a preparar uma de suas receitas.
Já aproveitei para anotar a próxima receita desse mesmo livro e acredito que também será deliciosa.


Ingredientes:
350g de bacon picado grosseiramente
1 espiga de milho verde debulhada
2 ½ xícaras de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal *
¼ de colher (chá) de pimenta-de-caiena
1 ¼ de xícara de leite integral
3 ovos grandes
2 xícaras (chá) de queijo cheddar branco ralado – substituí por minas meia cura
1/3 de xícara de cebolete fresca picada
Manteiga com sal para servir

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200 °C. Frite o bacon em uma frigideira de fundo grosso em fogo médio por cerca de 8 minutos ou até ficar crocante. Com uma escumadeira, coloque o bacon sobre o papel toalha. Pincele 12 fôrmas de muffin de tamanho padrão com um pouco da gordura do bacon que ficou na frigideira; reserve ½ xícara dessa gordura e descarte o restante. **
Use uma faca afiada para cortar os grãos de milho da espiga. Você precisará de cerca de 1 xícara de grãos.
Use a batedeira manual para misturar a farinha, o fermento, o sal e a pimenta-de-caina em uma tigela grande.
Em uma tigela, bata o leite, os ovos e a gordura de bacon reservada, 1 ½ xícara do queijo, o milho e a cebolete.
Despeje o conteúdo dessa tigela na outra com a farinha e bata só até misturar. Despeje a massa nas forminhas, em quantidades iguais, e polvilhe com o restante do queijo ralado. Asse por 18 minutos ou até que os muffins estejam dourados e um palito enfiado na massa limpo. Deixe-os esfriar um pouco e depois passe uma faca afiada pelas bordas para soltá-los. Desenforme sirva-os mornos com a manteiga com sal.


* Não usei porque o muffin já fica bastante salgadinho por causa do bacon.
** Eu substituí a gordura do bacon por óleo de canola. 
  
Rende 12 unidades.
Receita do livro As preferidas do chef Curtis Stone, de Curtis Stone. Editora Larousse.

20 comentários:

  1. Oi Fer!!!
    Adorei a sugestão, muffins salgados são sempre uma boa pedida! Estou levando a receita comigo!!
    Beijos e ótima semana pra ti!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! Quando escolhi esta receita, eu não acreditei que pudesse ficar tão boa... Me surpreendi!
      Espero que você se surpreenda positivamente também ;)
      Beijinhos doces e uma semana bem gostosa para você.

      Excluir
  2. Ficaram lindos e com bacon já me deixam com água na boca
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São! Obrigada, flor!
      Beijinhos e uma semana bem doce para você.

      Excluir
  3. Fer, que delícia de receita, adorei!
    Seus muffins ficaram uma graça.

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri! Seja bem-vinda!
      Fico feliz que tenha gostado :)
      Beijinhos doces.

      Excluir
  4. Acabo de conocer tu blog y me ha encantado lo que he visto, esas magdalenas las hice una vez y están riquísimas, te han quedado impresionantes, te invito a conocer mi blog y si quieres te quedes por el, besos
    Sofía

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia! Seja bem-vinda! Que coisa gostosa ler o seu comentário ♥.
      Já fui conhecer o seu cantinho e gostei muito das suas receitas e fotos.
      Muito obrigada pela companhia!
      Beijinhos açucarados.

      Excluir
  5. UAU!!! Estão muito lindos e apetitosos esses Muffins!!! Fiquei morrendo de vontade de prová-los!!! Gostei muito da sua receita!!!! Beijinhos e tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crika! Seja mais que bem-vinda!
      Muito obrigada! Fico bem feliz por ter achado os muffins lindos ♥.
      Eu não dei muito crédito para o Curtis Stone antes de provar esses muffins, mas depois... Adorei! Espero que tenha despertado em você uma vontade de prepará-los também. Vou adorar saber a sua opinião.
      Beijinhos doces e uma semana bem gostosa para você.

      Excluir
  6. Fantastic! Thank you for sharing this recipe! Will try it soon!
    Have a wonderful time
    Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida! Espero que goste do sabor.
      Achei lindoooo o seu jardim!!!! Parabéns!
      Tenha um final de semana maravilhoso.
      Um abraço,
      Fernanda.

      Excluir
  7. Nossa muito obrigada. Só faço muffin doce e sempre tive vontade de fazer salgado mas não gostava das receitas. Adorei a sua. Bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu! Imagina, eu que agradeço a sua visita ao blog e o seu comentário. Isso torna o meu dia fica mais alegre ; )
      Eu também só fazia muffins doces e esse foi o primeiro salgado que fiz. Pena que no livro só tenha uma receita, preciso encontrar outras para testar.
      Beijo açucarado e um ótimo final de semana.

      Excluir
  8. Hmmm, a carinha dele é muito boa! Mas acho que uma misturinha de milho com outros legumes também deve dar algo bem bacana né?
    beijos, adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Acredito que sim. Caso invente um recheio diferente, adoraria que me contasse.
      Obrigada, querida. Seja sempre bem-vinda!
      Beijo com açúcar.

      Excluir
  9. Vou fazer com certeza, tá com uma cara ótima isso ae
    www.detoxparaemagrecer.com

    ResponderExcluir