Donuts



Gente, quanto tempo!!!! Quase três anos sem aparecer por aqui.
Sinto como se estivesse entrando em uma casa abandonada. As coisas estão exatamente do jeito que deixei quando estive aqui pela última vez. Passo o dedo por um dos móveis e ele está coberto de pó... Bem como no clipe da Adele. Posso até escutar ela ao fundo, como uma trilha sonora: Hello, can you hear me?
Confesso que sinto uma enorme dificuldade em continuar escrevendo esse texto. É como se fossemos velhos amigos que há anos não se veem e, diante de um reencontro, as palavras não se encontram e as bocas calam-se.
Enfim, vou apenas comentar que encontrei esta receita na internet e que ela agradou muito. Os donuts ficaram bem fofinhos, mas lembre-se que tem que comê-los no mesmo dia; depois eles ficam mais ressecados.
Uma boa xícara de café sem açúcar se torna um acompanhamento perfeito!


Ingredientes:

250g de farinha de trigo (sem fermento)
5g (meio pacote) de fermento para pão
40g de açúcar
100ml de leite
50g de manteiga
1 ovo
Uma pitada de sal
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Na batedeira, utilizando o gancho próprio para o preparo de massas, bata a farinha, o fermento, o açúcar, o leite, o ovo e o sal até formar uma massa homogênea. Acrescente a manteiga e bata mais um pouco, em velocidade máxima. Se precisar, acrescente aos poucos mais farinha até que a massa fique lisa e desgrude das mãos.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e, com o auxílio de um rolo, abra-a, deixando-a com uma espessura de 1 cm. Corte-a em círculos, usando um cortador de massa de 7 cm de diâmetro. Usando outro cortador menor, faça os furos no centro dos círculos.
Coloque os donuts em uma assadeira untada, ou utilize um silpat, deixando um espaço entre eles e cubra com um pano. Deixe crescer até que dobre de volume (o tempo é variável, pois nos dias em que a temperatura está quente, eles crescem mais rápido; diferentemente do que acontece nos dias frios).
Preaqueça o forno a 160º C e asse os donuts por aproximadamente 15 minutos. Retire-os do forno e frite-os em óleo quente até deixa-los dourados. Coloque-os sobre um papel tolha para absorver o excesso de oleosidade e, assim que esfriarem um pouco, coloque a cobertura desejada.
Rende aproximadamente 14 unidades.

Nesse post tem duas sugestões de cobertura, mas você pode cobrir com geleia, pasta de amendoim ou qualquer outra coisa que lhe agrade.


4 comentários:

  1. Que donuts lindos e que cobertura maravilhosa :)
    Uma verdadeira maravilha!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, florzinha.
      Beijinho açucarado para você.

      Excluir
  2. Que bom que voltou! Sabes,tinha saudades dos teus posts!
    Hoje,à pouco meu filho comeu um donuts de chocolate e disse-me:
    mãe,como eu amo estes donuts.Muit grata por partilhar,vou levar a receita,
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, quanto tempo!! Fico feliz ao ler as suas palavras tão cheias de carinho.
      Meus filhotes também adoram donuts e é por causa deles que eu preparo.
      Beijo grande.

      Excluir