Torta de bacon e cogumelos

Eu sempre namorei as bandejinhas de cogumelos na prateleira do supermercado, mas ficava na dúvida entre qual delas comprar. 
Eis que sábado eu fui fazer compras e vi um mix de cogumelos hiratake em uma bandeja. Resolvi trazê-los para casa.
A operadora de caixa olhou para a bandejinha e disse: Gente, isso se come? No meu jardim está cheio desses. :)
Porém, quando cheguei em casa me bateu uma dúvida sobre o que fazer com eles. Porque, apesar de achar bonitinhos esses cogumelos, eu nunca experimentei nenhum deles. Confesso que não tenho uma explicação para isso.
E lá fui eu buscar uma receita nos livros que tenho em casa. Achei duas e essa foi a primeira a ser testada.
Demorei para entender um pouco sobre o que era aparar os cogumelos, nem no Google eu achei  (sabe quando você está morta de fome e correndo para preparar  o almoço? Pois então, eu não sei se eu que não pesquisei direito ou se não encontrei mesmo). Daí eu só tirei as raízes. O resto eu coloquei tudo na frigideira.
Fiquei meio tensa porque ele começou a cheirar esquisito ou deve ser o cheiro normal e eu não estou acostumada. Mas passou rapidinho e eu resolvi experimentar mesmo sem ter colocado sal. Não tem gosto, né gente?
Bom, fiz a torta e ela ficou divina. Tudo misturado fica outra coisa! Recomendo!
Até o marido, que estava com medo de experimentar, aprovou.
Vou aproveitar essa postagem e agradecer a Cris Rezende, uma fotografa maravilhosa, que me enviou um e-mail mega fofo e fez um post sobre o blog.
A Cris é leitora desde a época que eu desconfiava que apenas a minha mãe acessava o blog, he he.
Cris, muito obrigada por fazer o meu coração transbordar de alegria!

torta de bacon e cogumelos


Ingredientes:

Para a torta
225g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
150g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
1 ovo médio, clara e gema separadas.

Coloque a farinha e o sal na tigela do processador de alimentos, acrescente a manteiga e bata até obter uma massa de consistência esfarelada. Incorpore a gema e, com o motor funcionando, adicione lentamente um pouco de água fria, o suficiente para dar liga a massa. Transfira a massa para uma tigela grande e amasse com as mãos até obter uma bola.
Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora, no mínimo. Ela pode ser mantida na geladeira por até 2 dias.
Preaqueça o forno a 200 °C. Trabalhe a massa até ficar maleável. Abra-a com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, e acomode-a cuidadosamente em uma fôrma de 23 cm de diâmetro de aro removível. Pressione a massa contra as laterais e passe o rolo sobre as bordas da fôrma para aparar as sobras. Reserve essas sobras para corrigia a massa depois de assada. Perfure a base com um garfo e cubra com uma folha de papel alumínio, dobrando-a ao longo da borda para prender as laterais da massa à fôrma. Em seguida, faça peso sobre o fundo usando feijões crus
Asse a massa por 15 minutos e então remova os feijões e o papel alumínio. Se algum dos lados tiver encolhido mais do que o outro, use um pouco da massa reservada para corrigi-lo, já que a torta só poderá ser preenchida até o ponto mais baixo das laterais. Pincele a base e os lados da massa com a clara reservada e asse por mais 10 minutos até ficar levemente dourada. Isso ajuda a selar a massa e previne que o creme penetre e encharque.

Para o recheio
200g de bacon defumado sem o couro cortado em cubos de 1 cm
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 echalota descascada e cortada em fatias finas
250g de cogumelos mistos aparados e cortados em fatias
175g de queijo cheddar maturado ralado
300 ml de creme de leite fresco
150 ml de leite
3 ovos, mais 1 gema
1 colher (chá) rasa de mostarda Dijon
Pimenta-do-reino

Preaqueça o forno a 200 °C. Separe os pedaços de bacon, coloque-os em uma frigideira e frite em fogo baixo, até que a gordura comece a desprender. Então aumente para fogo médio e frite, mexendo com freqüência até que o bacon esteja dourado e crocante. Espalhe o bacon sobre o fundo da massa da torta pré-assada.
Descarte a gordura do bacon e adicione o óleo de canola à frigideira. Acrescente a echalota e refogue por um momento até ficar macia. Junte os cogumelos e mexa com freqüência, até que fique macio e comece a ganhar cor. Se os cogumelos desprenderem algum líquido, continue a cozinhá-los até que todo o liquido evapore. Espalhe essa mistura sobre a base da torta.
Reserve metade do cheddar e bata o restante com os demais ingredientes. Despeje esse creme sobre a massa, espalhe o queijo reservado e leve ao forno para assar por 35 minutos, até estufar e dourar. Deixe descansar por 20 minutos antes de servir. Sirva quente ou em temperatura ambiente, ou mesmo reaqueça, se necessário.

Rendimento: 6 porções
Receita do livro Jantar simples, prático e delicioso, de Annie Bell. Editora Larousse.

13 comentários:

  1. Uma linda e deliciosa tarte, com 2 ingredientes que adoro

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã de cogumelos e adoro fazer uma refeição e colocar eles em tudo...Quem diria que aqui há uns meses em não podia nem pensar em comê-los!OS gostos mudam...essa tartezinha está um show!
    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Umh pareceme moi rica.. que sorte ter tantos cogumelos :) Un bico

    Recetas de una gatita enamorada

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda e com um aspecto super delicioso :)
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!

    Acabei de conhecer o teu blog que adorei!!

    Que aspecto delicioso!!!

    Bjcas

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita!! Amo cogumelo de qualquer jeito, até na manteiga com cebolinha fica ótimo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi Marisa! Foi uma grata descoberta essa tortinha. Beijinhos.

    Oi Ana! Será que um dia eu também vou gostar tanto assim? É verdade, os gostos mudam, ou como diz a minha mãe, ficaram mais apurados, hehe. Beijinhos.

    Oi Niki!! Que bom vê-la aqui novamente!! A torta ficou bem boa, gostei da receita desse livro. Beijinhos.

    Oi Joana! Obrigada! Beijos grandes para você.

    Oi Isa! Seja mais que bem-vinda. Agradeço a companhia e fico muito feliz por saber que você gostou daqui. Beijocas.

    Oi Tati! Acho que cogumelos deve ser igual sushi. Com o passar do tempo aprendemos a gostar! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei, adorei e adorei! Claudio e eu somos loucos por cogumelos. Preciso primeiro comprar uma forma dessas para poder fazer a torta. Que coisa!! Teu blog vai me fazer falir, Fe hahahahah
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri! Ri muito agora com o seu senso de humor pois uma ida ao Ponta das Caranhas é mais que o orçamento mensal do meu blog, hahahahahaha. Falando nisso fui conhecer um restaurante que você indicou no blog (Restaurante do Gugu) e amei o pirão de lá. Achei o melhor que já provei, além do peixe e camarão que estava divino. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, que bom que gostou!! Senão iria sobrar para mim... hahaha. É verdade, tudo é questão de organização, além do mais esses produtos não devem ser tão caros, né?
      Bjs

      Excluir
    2. É,com certeza eu iria dizer: Vixi a Pri mentiu, hahaha. Que nada, o restaurante é bom mesmo! Os produtos não são caros não, e também tem cartão em 10x sem juros, hehe. Beijinhos.

      Excluir
  10. Amei seu blog... Preciso de tempo para tentar tantas receitas maravilhosas... Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nossa, fiquei muito feliz com o seu comentário!! :)
      Quando conseguir um tempinho e fizer uma receita, me conta!
      Seja mais que bem-vinda!
      Beijo doce.

      Excluir