Suflê de limão com farofa

Essa receita é da revista Claudia Cozinha de 2005. Passados cinco anos, o nome da revista mudou e eu finalmente experimentei o suflê de limão.
O que tinha me chamado atenção era a capa dela, que tem uma torta de limão bem saborosa, o suflê eu tinha deixado de lado. O motivo é a tal das claras cruas que a receita leva. Vou confessar que tenho medo delas mas tomei coragem e resolvi experimentar.
O suflê é realmente muito gostoso e a farofinha deixa-o ainda melhor.


suflê de limão com farofa


Ingredientes:
1 ½ xícara de açúcar
1 xícara de água
¾ de xícara de suco de limão
1 pitada de sal
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
4 ovos (gemas e claras separadas)*
2 colheres (sopa) de casca de limão ralada
2 xícaras de creme de leite fresco

Farofa
1 pacote de biscoito maizena
¼ de xícara de açúcar
1/3 de manteiga gelada

Numa panela misture ¾ de xícara de açúcar, a água, o limão, o sal e a gelatina. Bata as gemas e junte à mistura. Aqueça em fogo baixo até o ponto de fervura, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe amornar. Acrescente a casca de limão e transfira a massa para uma tigela. Leve a geladeira por 30 minutos, mexendo as vezes até obter o ponto: a mistura deverá engrossar e, se colocada numa colher, formar um pequeno monte. Se ficar muito grossa, ponha a tigela sobre a água quente até obter o ponto certo.
Bata as claras em neve numa tigela grande e acrescente o restante do açúcar, colocando uma colher (sopa) de cada vez. Bata sempre até a mistura ficar leve e grossa. Junte à mistura de gelatina e mexa delicadamente.
Faça com papel alumínio uma tira ao redor de uma forma de suflê** (capacidade para 6 xícaras) 5 cm acima da borda e prenda com fita crepe. Bata o creme de leite*** numa tigela gelada. Acrescente com cuidado à mistura de claras. Coloque na forma com a tira. Leve a geladeira por 8 horas ou até ficar firme.
Farofa: numa tigela, misture o biscoito, o açúcar e a manteiga até formar a farofa. Antes de servir, distribua o suflê nas taças e alterne com camadas de farofa. Sirva em seguida.


* lave bem a casca do ovo antes de separar as gemas das claras
**não usei essa forma, apenas deixei esfriar na tigela e depois com o auxilio de uma colher distribui o suflê nas taças.
*** a receita não diz se devemos bater o creme de leite até o ponto de chantilly. Eu bati até formar chantilly.

Rende 8 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário