Bolachinhas recheadas com doce de leite

Tinha um senhor que sempre passava de bicicleta vendendo alfajores, perto da casa da minha tia, no Paraguay.
Eram cor de rosa e não vou ser doida de dizer que eu lembro o sabor porque depois de tanto tempo eu nem iria me lembrar.
Acho que devia ser pois eu comia, né? Eu até pensei em fazer alfajores para acabar com o que restava de um potinho de doce de leite. Mas como eu sou bem sincera com vocês, vou dizer que peguei uma receita na net, fiz tintin por tintin e na hora de abrir a massa o negocio não deu certo. Daí eu pensei: Fernanda, tá faltando ovo para dar liga! E não é que eu coloquei um ovo e virou uma sopa.
A massa não levava ovo e na hora de abrir ela rachava. Como eu não faço alfajores nem me toquei. Daí eu resolvi fazer essas bolachinhas que f
icaram bem gostosas e perfeitas para um cafezinho no meio da tarde.
Elas foram feitas para agradecer todos vocês (meninas e menino) que se tornaram seguidores da Especiarias. Muito obrigada pela companhia. Vocês que são blogueiras, saibam que eu conheci o cantinho de vocês e me deparei com coisas lindas.
Beijinhos açucarados e um ótimo final de semana!


bolachinhas recheadas com doce de leite (inspirados nesses daqui)

Ingredientes:
1 1/3 de xícaras de farinha de trigo – 160gr
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1/3 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de manteiga amolecida – 85gr
½ xícara (chá) de açúcar – 90gr
1 ovo
½ colher (chá) de essência de baunilha

Para rechear:
Doce de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga.
Em uma tigela coloque a farinha, o bicarbonato e o fermento peneirados.
Bata em outra tigela, com o auxilio da batedeira, a manteiga e o açúcar até se tornar uma mistura esbranquiçada. Acrescente o ovo e a baunilha e bata mais um pouco (um minutinho só já basta).
Junte a farinha (misturada com o fermento e o bicarbonato) aos poucos, misturando até ficar uma massa homogênea.
Com uma colher de sobremesa (não muito cheia) pegue porções da massa e com as mãos faça bolinhas e coloque-as na assadeira (dê uma leve achatada), deixando um espaço de 3 a 4 centímetros entre elas.
Leve para assar por mais ou menos 15 minutos ou até dourar um pouquinho.
Lembre que as bolachinhas saem do forno um pouco molinhas e quando esfriam elas endurecem.
Recheie metade das bolachinhas com o doce de leite e feche com as restantes. Se preferir passe as laterais da bolachinhas no coco ralado ou polvilhe em cima das mesmas um pouquinho de açúcar de confeiteiro.




2 comentários:

  1. Parabéns!!! Seu blog é literalmente uma delícia!
    Bj,
    Marcela e Maritza.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, obrigada pelo elogio.
    Também adorei o blog de vocês!
    Beijos açucarados.

    ResponderExcluir