Torta de maçã e caramelo

Quem me acompanha no facebook soube da novidade na quinta-feira e hoje eu vim aqui para dividir com vocês essa notícia.
Desde quinta-feira passada eu comecei a escrever uma coluna no Blog Garfadas. Para quem não conhece, as meninas, Tati e Aline, escrevem sobre suas experiências gastronômicas. Quer conhecer um restaurante ou até mesmo provar um sanduíche diferente? Veja a opinião delas no blog. Tem isso e muito mais no Garfadas.
A Aline e a Tati, duas jornalistas bem queridas, conheceram e avaliaram os doces da Especiarias. Fiquei mega feliz ao saber que fui aprovada!


Então, depois de algum tempinho, me convidaram para escrever lá no Garfadas.  Convite feito e prontamente aceito!
Confesso que deu aquele friozinho na barriga, sabe?
Não conseguia terminar uma frase e já apagava tudo. Até ajuda para o marido eu pedi.
No final deu tudo certo e teve até torta de maçã e caramelo para a estréia.
Sabe comida que parece abraçar e confortar até a alma? Acho que essa torta, acompanhada com chantilly, cumpre bem esse papel.

torta de maçã e caramelo


Ingredientes:
5 maçãs grandes descascadas e sem miolo
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
250g de açúcar
200 ml de leite
150g de manteiga sem sal derretida
2 ovos batidos
200g de açúcar mascavo
115g de glucose de milho
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Creme chantilly para guarnecer

Preaqueça o forno a 180 °C.
Unte uma assadeira de 2,5 litros de capacidade. Corte as maçãs em fatias de 1 cm de espessura e arrume-as na assadeira.
Coloque na batedeira a farinha, o fermento, o açúcar peneirados, o leite, a manteiga e os ovos batidos e bata até obter uma massa esbranquiçada. Espalhe a massa sobre as fatias de maçã.
Dissolva o açúcar mascavo e a glucose de milho em 300 ml de água, em fogo médio, e mexa até dissolver completamente. Pare de mexer, deixe ferver e despeje sobre a massa. Leve ao forno por 30-35 minutos, até dourar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e guarneça com creme chantilly.


Rendimento: 6-8 porções.
Receita do livro Os 5 Melhores – delicius, da Editora Valli Little. Publicação Larousse.

Não poderia também deixar de demonstrar o meu carinho e minha gratidão com as blogueiras Priscila Prudêncio, do Saboreando Floripa e Tatianna Ferraro, que escreve o blog Floripa na Mesa.





8 comentários:

  1. Nossa Fê que coisa mais boa!
    Parabéns!
    Fiquei com água na boca com esta torta de maçã ;) Fiquei desejando ;)

    Beijos enorme, boa semana e muito sucesso!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! Quanto tempo!! Coisa boa te ver aqui!
    Pois é, viu que coisa boa? Beijos enormes, uma ótima semana e muito sucesso para você também!

    ResponderExcluir
  3. Fer, já falei e repito: vc coloca amor em tudo que faz! A consequencia disso é sucesso sempre! E sua estreia no blog foi maravilhosa. Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi florzinha! Muito obrigada pelo carinho!! Beijo grande para você.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fer,

    Sumi um poquinho, mas continuo acompanhando o seu trabalho. Obrigada pelo carinho, e como a Tati falou, vc coloca amor em tudo, e consegui transmitir através das suas delícias.
    Parabéns e te desejo todo o sucesso.
    Beijos, Tati

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati, muito obrigada! Você é uma querida! Sucesso para você também! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito sucesso para você, Fe!! E super obrigada pela lembrança por aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri, muito obrigada, de coração mesmo. E muito sucesso para o Saboreando pois você merece. Beijocas.

    ResponderExcluir