Bolo de cenoura com fécula de batata e farinha de arroz

Desde que fiz os bem-casados fiquei com um pacote de fécula de batata no armário. Queria fazer algo com ela e fui pesquisar na internet uma receita de bolo. Achei essa receita de bolo de cenoura sem glúten e resolvi testá-la.
Eu vou confessar que acho bolo de cenoura a coisa mais difícil de fazer. E olha que eu já fiz vários. Tenho uma receita que até postei aqui que deu certo comigo várias vezes mas que ultimamente tem me deixado na mão.
Bolo de cenoura é mais ou menos uma questão de sorte. Fazer o quê, né?

bolo de cenoura com fécula de batata e farinha de arroz



Ingredientes:

2 cenouras médias raladas
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras de (chá) de açúcar mascavo – usei 1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara de creme ou farinha de arroz
½ xícara de (chá) de fécula de batata
1 colher de (sopa) de fermento em pó para bolo

Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte com óleo de canola e polvilhe uma assadeira com fécula de batata.
Bata no liquidificador as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar. Peneire a farinha de arroz, a fécula de batata e o fermento. Despeje a mistura de cenoura em uma tigela e acrescente as farinhas com o fermento.  Mexa com um fouet até misturar todos os ingredientes.

Despeje a massa em uma assadeira e leve ao forno por 35-40 minutos ou até que espetando um palito, esse saia limpo. 

A receita da cobertura é essa daqui. Utilizei o chocolate em pó Dois Frades que é isento de glúten.

7 comentários:

  1. Que bolinho bom, com fécula nunca experimentei...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei está com ótimo aspecto :)
    Boa semana
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo! Bolo de cenoura é de lua... eu adoro, mas às vezes não assa direito e fica aquela coisa... ehehhe

    ResponderExcluir
  4. Bolo de cenoura é minha perdição!
    Adorei a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada querida...bom final de semana para você também!
    Bjk!

    ResponderExcluir
  6. Amo bolo de cenoura...que delícoa!!!
    Bj,
    Marcela / Glacê Real.

    ResponderExcluir
  7. Fê, fica bem diferente do bolo feito com farinha. Beijinhos.

    Paula, obrigada. Uma boa semana para você também. Beijinhos.

    Mari, é verdade. Eu vou desistir de tentar entender, hehe. Beijinhos.

    Flá, é bem diferente, boa para quem tem intolerância ao glúten. Eu ainda prefiro o bolo feito com farinha. Beijinhos.

    Dani, não tem de quê. Boa semana para você também. Beijocas.

    Ma, eu também adoro, pena que nem sempre sai do jeito que eu quero, :( Beijos.

    ResponderExcluir