Tartelete de cream cheese com cerejas

Nesta época do ano se torna quase impossível resistir às cerejas frescas.
Eu adoro cereja, seja fresca ou em calda. Nunca provei cereja seca mas, sendo cereja, eu acho que vou gostar. Ao contrario do morango, cerejas assadas são bem saborosas e essa tortinha ficou deliciosa.
Substitui a ricota pelo cream cheese porque eu não gosto de ricota. Quando eu era pequena a minha mãe comprava leite de um senhor, que trazia em uma leiteira enorme. Certo dia o leite azedou e a minha mãe resolveu fazer ricota. Era tanta ricota, era ricota até não poder mais...aí eu comi ricota, ricota e ricota.
Fiquei com trauma de ricota e só de pensar me arrepia.


Tartelete de cream cheese com cerejas

Ingredientes:
125gr de farinha de trigo
100gr de ricota – substituí por 100gr de cream cheese
70gr de manteiga
70gr de açúcar
75gr de açúcar de confeiteiro
20gr de amêndoas em pó (ou farinha de amêndoas)
24 cerejas frescas – usei apenas 16
1 gema
Casca de ½ laranja ralada
Sal
Manteiga e farinha de trigo para untar
50ml de creme de leite fresco

1 - numa vasilha, misture a farinha, peneirada, com a manteiga amolecida em pedaços, 50gr de açúcar de confeiteiro, uma pitada de sal, a gema e as amêndoas até obter uma massa lisa e homogênea. Enrole-a em filme plástico e deixe repousar em geladeira por 30 minutos.
2 - enquanto isso, lave, seque e retire os caroços de 12 cerejas. Cozinhe-as por 5 minutos numa panela juntamente com 30gr de açúcar, a casca ralada de ½ laranja e 1 colher (sopa) de água. Apague o fogo, escorra as cerejas da calda e deixe esfriar.
3 - com o auxilio de um rolo a massa sobre a mesa de trabalho, enfarinhada, e, com um aro metálico, corte 8 discos de massa de 8 cm de diâmetro. Fure o fundo da massa com o garfo e coloque em cada forminha uma cereja em calda.
4 - vasilha separada, misture a ricota (ou o cream cheese) com o açúcar restante e o creme de leite, até obter um creme liso, e distribua-o sobre as tarteletes com a cereja. Leve-as ao forno e asse-as a 200º C por 20 minutos. Deixe esfriar e disponha-as em pratos, decorando com as cerejas restantes. Pulverize tudo com o açúcar de confeiteiro e sirva.



Modificações:
No item 3 - fiz duas tortinhas com uma fôrma de 13 cm de diâmetro. Achei a massa um pouco mole para abrir com o rolo, então dividi em duas e fui abrindo-a, dentro da forminha, com os dedos.
No item 4 - Usei a mesma quantidade de cream cheese e segui o mesmo modo de preparo. Na hora da montagem eu coloquei o creme antes das cerejas e como fiz apenas duas tortas dividi as cerejas entre elas.


Receita do livro A Grande Cozinha (Docinhos e Biscoitos), da Abril Coleções.

Um comentário:

  1. Quanta coisa linda! Adorei essa torta e as fotos também são maravilhosas, parabéns!!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir