Mandioquinha com queijo ao forno

Minha mãe tem uma caixa lotadinha, lotadinha de livros de culinária. É o sonho de qualquer pessoa que ama estar entre as panelas, como eu e o meu irmão.
Acho que ainda não contei para vocês mas tenho um irmão que sabe cozinhar maravilhas.
Minha mãe certa vez me presenteou com dois livros Receitas de Claudia que ela comprou em maio de 1985. Não preciso nem dizer o quanto eu fiquei feliz em herdar essas preciosidades (tomara que ela esteja lendo isso e se comova a ponto de me dar a caixa toda!). Os dois livrinhos são das estações do ano, então eu ganhei a edição de outono e inverno.
A receita de hoje é de outono, claro. E nesse tempinho frio, para não dizer gelado eu fiz mandioquinha (batata salsa ou baroa) com queijo ao forno e ficou magnífico. Se eu soubesse que seria tão bom teria feito no verão e na primavera também. Parece um suflê de tão fofo! Já estou escolhendo uma das receitas de sobremesa de outono desse livro e logo posto aqui para dividir com vocês.
Ah, hoje tem O Dia do Meio Ambiente no Horto Florestal, te encontro lá!


Mandioquinha com queijo ao forno


Ingredientes:
1 kg de mandioquinha cozida e passada pelo espremedor
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 ovos separados
200g de mozarela cortada em fatias
Queijo parmesão ralado a gosto

Tempere a mandioquinha amassada com sal e pimenta-do-reino. Junte as gemas e misture. Acrescente as claras em neve firme e misture delicadamente. Numa fôrma refratária redonda coloque uma camada de creme de mandioquinha, a mozarela e por cima a mandioquinha restante. Polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido moderado (180ºC) por 40 minutos. Serve de 4 a 6 pessoas.



2 comentários:

  1. Amiga!! Eu AMO batata salsa!! Esta receitinha vou fazer com certeza!
    E você, como está? Eu como sempre, estudando muito... Estou tendo aulas até aos finais de semana. Inclusive este, no dia dos namorados, acredita? Aulas sábado e domingo, pela manhã e a tarde =/ coitado do namorado hehehe
    Temos que marcar mais uma tarde de conversa, neh? Desta vez, com a Larissa :)
    Depois te conto como ficou o prato ;)
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bru querida, que bom te ver por aqui!
    Quando tiver uma folguinha nos estudos vamos marcar outra tarde de bate papo, estou com saudades.
    Ficou uma delícia essa mandioquinha. Me conta depois como ficou a sua.
    Beijocas e toda a sorte no concurso que eu sei que você vai conseguir ;)

    ResponderExcluir