Poke vegano de shimeji



Coloquei na cabeça que iria preparar meu primeiro poke, depois de ter experimentado um maravilhoso. Escolhi alguns dos ingredientes que mais gosto e fui procurar como fazer sunomono no youtube.

Demorei tanto para picar tudo bem pequenininho e montar o poke, que não vou ter vontade de preparar outro tão cedo. Mas uma coisa eu não posso negar: é uma verdadeira bomba de nutrientes que fazem bem para o nosso organismo. Eu poderia comer esse tipo de comida todo dia, mas, parafraseando o carteiro Jaiminho, quero evitar a fadiga.

Ingredientes:

para o sunomono de pepino
1 pepino japonês 
1 colher de açúcar
1 colher de vinagre de arroz
1 pitadinha de sal

Em uma panelinha, aqueça o vinagre e o açúcar. Retire o fogo, misture bem até dissolver todo o açúcar e deixe esfriar. Corte o pepino em rodelas bem fininhas (usei um mandoline) e coloque-o em uma tigela pequena com tampa. Salpique o sal, misture delicadamente e despeje a mistura de vinagre e açúcar sobre pepino.
Tampe a tigela e leve para gelar até montar o poke.

Obs: o sunomono dura até 3 dias na geladeira sem estragar.

para o shimeji
250g de shimeji 
1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva 
cebolinha a gosto - usei ciboulette, pois é mais fininha
Sal a gosto

Lave os cogumelos em água corrente, sem deixá-los de molho. Esfregue-os delicadamente, escorra-os e enxugue-os com um pano limpo.
Lave e escorra a salsa. Descasque e pique o alho com a salsa.
Refogue os cogumelos numa frigideira bem quente com ½ colher (sopa) de azeite de oliva. Mexa de vez em quando até que os cogumelos tenham depurado sua água. Escorra-os e seque a frigideira com um papel absorvente.
Aqueça o azeite restante com a manteiga na frigideira, adicione os cogumelos e a mistura de salsa e mexa delicadamente, deixando cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

para montar o poke
4 colheres de (sopa) de quinoa cozida - pode ser grão de bico, lentilha, etc
um punhado de mix de folhas baby
1 cenoura pequena ralada
10 tomates-cereja cortados ao meio
1 manga pequena e firme cortada em cubinhos
1 avocado fatiado
shimeji salteado
sunomono de pepino
gergelim preto torrado para salpicar
molho shoyu a gosto

Montagem:

Em um bowl, comece colocando a quinoa e em seguida vá dispondo os ingredientes de modo que fiquem todos aparentes. Finalize colocando o molho por cima. Sirva imediatamente.
Rende 2 porções generosas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário