Penne à primavera


Faz dois meses que iniciei o meu processo de RA, mas já faz uns três anos que venho, vagarosamente, mudando alguns hábitos. Comecei diminuindo a quantidade de açúcar de todas as minhas preparações e eliminei de vez esse ingrediente do meu cafezinho. Demorou alguns meses para eu me habituar a essa mudança. Depois comecei a prestar atenção na quantidade de carboidratos refinados que eu estava ingerindo. Percebi que tinha dias que eu comia pão no café, biscoito (ditos integrais, mas que na verdade são feitos com uma proporção de farinha branca maior que farinha integral) no lanche da manhã, almoçava macarrão, no café da tarde comia outro pão ou qualquer outra coisa feita de farinha e jantava mais alguma coisa feita com carboidratos refinados. E eu poderia passar tranquilamente a semana assim, repetindo esse cardápio. 
Resolvi começar substituindo o pão do café da manhã por mingau de aveia com banana e canela. Depois tirei o biscoitinho do lanche e, no lugar, coloquei uma fruta. Algumas vezes sentia muita fome e daí comia mais três castanhas, mas o que batia forte era a vontade de comer.
Aprendi então a beber água. É sério isso! Muitas pessoas confundem sede com fome e eu era uma dessas pessoas. A minha dica é ter uma garrafinha pequena só para você, assim conseguirá ter uma ideia da quantidade de água que está ingerindo. Foi exatamente o que eu fiz e fiquei surpresa ao descobrir que tinha dias que eu só bebia 500 ml de água. 
Enfim, para não deixar esse post muito extenso eu escreverei mais posteriormente. 
Só peço que se você está passando por esse mesmo processo ou ainda está criando coragem para iniciar, acredite muito na sua capacidade de superação. Quero muito saber a sua história. Você pode entrar em contato por e-mail ou direct no insta. Ambos estão na parte superior à direita desta página. Juntas somos mais fortes!

Ingredientes:
½ cebola roxa cortada em fatias finas
1 pimentão vermelho pequeno cortado em julienne
1 cenoura média cortada em julienne
1 abobrinha cortada em rodelas 
150g de floretes de brócolis * 
5 aspargos (sem as extremidades e cortados cada um em 3 partes)
2 dentes de alho pequenos bem picadinhos
100g de tomates-cereja cortados ao meio
folhas frescas de orégano
sal a gosto  
2 e ½  colheres (sopa) de azeite de oliva
200g de macarrão integral tipo penne
queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. 
Em uma panela tipo wok, aqueça o azeite e coloque a cebola, a cenoura e o pimentão e cozinhe por aproximadamente por 2 minutos (na boca menor do fogão e em fogo médio). Acrescente o aspargo, o brócolis e a abobrinha e continue refogando por mais 4-5 minutos, mexendo ocasionalmente. Os legumes devem ficar al dente.
Adicione o alho, o sal e o orégano e deixe por mais 1 minuto. Desligue o fogo e acrescente os tomates e o macarrão cozido. Misture e finalize com o parmesão ralado. 

Rendimento: 3 porções.
* É importante branquear o brócolis para fazer essa receita. Caso não saiba como fazer, clique aqui.

2 comentários:

  1. Parece delicioso! Estou mudando meus hábitos alimentares por conta de uma pré diabetes, e ando olhando umas receitas fáceis, gostosas e nutritivas, como esta. Seria maravilhoso se essas receitas trouxessem o número de carboidratos e calorias do prato pronto. Mas vou experimentar. Deu água na boca :) Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem? Bem-vinda ao time das mudanças alimentares 🙌 A alimentação correta traz inúmeros benefícios e eu tenho certeza de que seu organismo vai agradecer por ter optado em fazer escolhas mais conscientes.
      Tem um aplicativo que calcula tudo isso para você e é super simples de usar. Você conhece o MyFitnessPal?
      Obrigada pela visita, saiba que isso deixou o meu dia bem mais feliz. Beijinhos ♥

      Excluir