Nuggets de frango do Chuck

Quase sempre, quando leio um blog de gastronomia, eu vejo que o amor pela comida despertou ainda cedo nas pessoas. Uma aprendeu ainda pequena com a mãe, a outra com a avó e por aí vai.
Isso não aconteceu comigo. Não, eu jamais tive vontade de cozinhar quando pequena, por mais que a minha mãe dissesse que eu deveria aprender a preparar algo.
Fui aprender a cozinhar depois de adulta. E sabe de uma coisa? Não me arrependo, pois só assim consegui sentir prazer ao cozinhar.
Lembro que, ainda adolescente e morando com a minha irmã, eu muitas vezes me alimentava de bolachas e, quando sentia necessidade de comer algo salgado, preparava um miojo ou um sopão. Era o máximo que eu fazia e era muito feliz dessa maneira.
Hoje eu não faço esse tipo de comida nem por decreto. Detesto! Coisas da vida... Tudo no seu devido tempo.
Quem poderia adivinhar que um dia eu iria para cozinha e preparar esses nuggets?


Ingredientes:
8 coxas de frangos desossados, sem gordura e pele
1 xícara de leitelho (250 ml)
1 ovo
¼ de xícara de cebolinha picada (60 ml)
¼ de xícara de queijo parmesão ralado (60 ml)
3 colher de sopa de molho shoyu (45 ml)
½ colher de chá de Tabasco com alho (2 ml)
1 colher de chá (cada) de sal e pimenta (5 ml)
1 xícara de farinha de trigo para empanar (250 ml)
3 ovos batidos
2 xícaras de farinha panko (500 ml)
1 limão

Modo de preparo:
Em uma vasilha grande, deixe os pedaços de frango marinarem no leitelho. Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira durante a noite. Isso amaciará o frango.
Escoe e descarte o leitelho. Em um processador, junte o frango marinado, o ovo, a cebolinha, o parmesão, o molho shoyu, o Tabasco com alho, o suco de limão, o sal e a pimenta. Misture cerca de 1 minuto até formar uma pasta uniforme. Faça nuggets de 5 cm por 2,5 cm, enfileirando-os em uma assadeira. Em uma vasilha rasa, adicione a farinha de trigo e, em outra vasilha separada, os ovos batidos. Recubra os nuggets com a farinha de trigo, em seguida, passe nos ovos e na farinha panko e os devolva para a assadeira. Frite em pequenas porções até dourar por 5 minutos. Ou aqueça 2 colheres de óleo vegetal em uma frigideira grande e frite, virando os nuggets a cada dois minutos por 10 minutos.


Observação: banhar o frango em leitelho resultará em uma carne mais macia e suculenta. Você pode comprar leitelho na seção de laticínios do supermercado, mas a mistura de 1 xícara (250 ml) de leite com 1 colher de sopa (15 ml) de suco de limão ou vinagre obtém o mesmo resultado.

Receita retirada daqui e daqui.

4 comentários:

  1. Tudo tem seu tempo na vida, né? O que importa é o amor que colocamos em tudo que fazemos!!!!
    Parabéns pelos nuggets, ficaram com uma cara ótima!!!!!
    Beijos e boa semana pra ti!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! Com certeza; tudo tem seu tempo!
      Obrigada pelo elogio, fiquei feliz :)
      Beijinhos doces e uma semana bem gostosa para você.

      Excluir
  2. Que bons!!!!Perfeitos para a criançada (com pouquinho tabasco) e para o pessoal graúdo (com bastante tabasco)
    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Rita!
      Verdade, uma pimentinha cai bem :)
      Uma semana doce para você.
      Beijinhos.

      Excluir