Chocolate quente

Eu adoro o livro Nigella Express e tenho vontade de fazer quase todas as receitas.
Esse chocolate quente foi inspirado em uma receita de lá, o Chocolate quente Mexicano.
Como é praticamente impossível de encontrar o chocolate em pó da marca Continental e o licor Kahlúa, ambos importados, eu fiz uma adaptação e ficou bem gostoso.
Chocolate quente nesse friozinho é muito bom e, apesar de eu não gostar de quase nenhuma bebida alcoólica, esse ingrediente fez uma diferença e tanto nessa receita. Adorei e pretendo repeti-la várias vezes.  Será que eu corro o risco de ficar de pilequinho de tanto tomar chocolate quente? rs.

chocolate quente


Receita original:
500 ml de leite
6 colheres (sopa) de mistura para chocolate em pó Continental
4 ou 5 colheres (sopa) de licor Kahlúa (ou a gosto)
Creme chantilly (opcional)
4 paus de canela compridos

Esquente o leite numa panela e prepare o chocolate de acordo com as instruções da embalagem.
Junte o licor e tire do fogo antes que ferva.
Sirva com uma cobertura de chantilly e decore com os paus de canela como se fosse canudidos.

Como eu fiz:
500 ml de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó com uma concentração de cacau forte (pode usar o Dois frades com 50% cacau)
2 colheres (sopa) de chocolate ao leite em barra picado
1 ½ colher (sopa) de açúcar refinado - se quiser mais doce, acrescente mais açúcar
4 colheres (sopa) de licor de café
Creme chantilly
4 paus de canela compridos para decorar – opcional

Esquente o leite numa panela com o chocolate em pó, o açúcar e o chocolate picado.
Misture bem e desligue o fogo.
Coloque o chocolate nas xícaras e acrescente uma colher (sopa) de licor de café em cada xícara.
Decore com o chantilly e a canela. Se desejar, polvilhe o chantilly com raspinhas de chocolate.


Receita original do livro Nigella Express. Editora Ediouro.

10 comentários:

  1. Por Dios, qué pinta! Menuda presentación, inmejorable! Nunca he probado el licor de Kahlúa ese, pero es cierto que lo he leído muchas veces en combinación con el chocolate. No sé cómo quedará pero el aspecto es increíble. Besos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michi! Obrigada florzinha! Eu também nunca provei esse licor. Aqui é bem difícil de encontrar pois tem que importar. A combinação de café com chocolate é bem gostosa e eu adorei tanto a bebida que tomei as duas xícaras. :)
      Beijos grandes.

      Excluir
  2. Lindo ....fiquei com agua na boca.
    hei-de fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim! Acredito que você irá gostar.
      Beijocas e um bom final de semana.

      Excluir
  3. Olá,
    Também adoro a nigella tem sempre receitas deliciosas, este chocolate está bem diferente do normal por causa do licor mas ficou muito bonito e tentador.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nigella é musa, né? Tudo o que ela faz é gostoso e fácil de fazer. Adorei essa receita, apesar de não ter utilizado os ingredientes corretos.
      Beijinhos.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ai Marisa, o pior é que o danado é muito bom, tanto que eu tomei as duas xícaras da foto.
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Magnifique....eu sou chocolatra asumidissima, vivo na Belgica,para minha perdição.Cá para meu paladar, existe o melhor chocolate do mundo,ja provei Suiço,Alemão....estamos no verão,mas no inverno farei bastante,obrigada por partilhar,as fotos ficaram fantastica,linda Sexta,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que chique!! Eu adoro chocolate belga, para nós é tão caro e para você é produto nacional. Pode isso? hehe.
      Obrigada querida, beijos grandes.

      Excluir